iPhone 15 e iPhone 15: eis o que Precisas de Saber do novo cabo USB-C

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Temos agora todos os detalhes do cabo de carregamento e transferência de dados a marcar presença nos Apple iPhone 15 e iPhone 15 Pro, trançado e colorido à cor do telefone. Será uma das principais novidades a chegar na caixa dos smartphones iOS.

Ao que tudo indica, este cabo de carregamento também esconderá umas quantas surpresas. Este ano terá a particularidade de usar a porta USB do Tipo C e não a tradicional conexão Lightning, uniformizando o tipo de ligação empregue pela tecnológica de Cupertino.

Há um novo cabo colorido e trançado para os iPhone 15

The iPhone 15 will ship with a longer charging cable for the first time in history, according to @KosutamiSan 🔌‼️The new braided cable will measure 1.5m in length (+33% more) and be color-matched to the phone. pic.twitter.com/NsMiuL4PlL

— AppleTrack (@appltrack) 22 de agosto de 2023

Face às gerações anteriores, o novo cabo será efetivamente diferente daquilo a que estamos habituados. Teremos, por um lado, o uso da conexão USB-C a substituir definitivamente o antigo Lightning, além de usar um acabamento mais durável e trançado.

Esta tendência, do cabo revestido por tecido com fibras e acabamento entrançado foi introduzida com o HomePod mini e, desde então, empregue nos demais produtos Apple. Aliás, também está presente nos MacBook Air e até nos iMac mais recentes.

This is supposed to be the iPhone 15 USB C cable, I found this photo online but currently I can't trace the resource, so I can't be sure if it's true or not pic.twitter.com/bTILwlxxG5

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) 19 de agosto de 2023

O utilizador terá assim um cabo USB-C cuja cor irá ao encontro da tonalidade escolhida para o seu novo iPhone 15. Note-se que esta é a segunda vez que vemos uma imagem real do suposto cabo de alimentação / transferência de dados para estes smartphones.

USB do Tipo C substituirá definitivamente a conexão Lightning da Apple

A adoção de um padrão universal será benéfica para o utilizador que, provavelmente, já tem outros cabos com esta entrada / tipo de ficha em casa. Além disso, segundo as novas informações, este novo cabo será maior e mais durável, agora com 1,5 metros.

Also,  will use new internal layout of package for new coming woven charging cable: Because it’s harder and longer than before-it’s 1.5m#Apple #appleinternal @HartleyCharlton pic.twitter.com/5pt0p9IX2J

— Kosutami (@KosutamiSan) 22 de agosto de 2023

O maior raio de ação, graças ao cabo de maior comprimento, também ajudará o utilizador a tirar mais partido do seu telefone, não ficando tão preso à tomada. Note-se que os atuais cabos da Apple têm 1 metro de comprimento.

Resta saber, porém, que mais segredos terá este cabo da Apple e, caso a fabricante, tenha efetivamente algum impedimento aplicado para evitar que utilizemos cabos de outras fabricantes. Algo que, na prática, inviabilizaria a conveniência deste USB-C.

Contamos, de momento, com a presença deste acessório na caixa dos telefones Apple de próxima geração. É também provável que a marca venha a aumentar os preços de todos os telefones, até mesmo no seu mercado natal dos EUA.

Por fim, o lançamento dos novos Apple iPhone 15 no mercado terá lugar já no próximo mês de setembro, sendo antecedidos da apresentação oficial durante o evento de outono da marca liderada por Tim Cook.

Here’s a fun one:iPhone 15 feature that stops you from using non-apple charging cables pic.twitter.com/MDhy89riYf

— System Settings (@app_settings) 22 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.