Ao que tudo indica, a próxima série de iPhone vai já contar com a tão desejada entrada universal USB Tipo-C.
Mas todos os utilizadores que esperam que a nova entrada traga também um carregamento rápido mais célere vão ter uma desilusão.
iPhone 15 com entrada universal USB-C, mas um novo iPhone SE pode não a incluir
Aparentemente, a Apple vai cumprir com as orientações da nova legislação europeia sobre carregamento universal antes do final de 2024. De acordo com Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, a empresa de Cupertino vai já integrar a tão ansiada entrada USB Tipo-C na próxima geração iPhone 15.
Outra boa notícia é que a Apple vai dotar todos os modelos da próxima geração do seu smartphone com a referida entrada universal. Os modelos base e Pro do iPhone 15 podem vir a registar diferenças, mas não será no que diz respeito à ligação USB.
Mas, uma vez que a legislação europeia só entra em vigor em 2025 e refere-se apenas a equipamentos novos e futuros, a Apple pode ainda lançar um modelo do seu smartphone sem esta entrada universal.
E os especialistas na matéria avançam que um novo iPhone SE pode manter o carregamento Lightning e não chegar equipado com USB-C. Claro que para isso acontecer, a empresa de Cupertino terá de lançar o dispositivo antes de 2025. O que é bastante possível, uma vez que a Apple poderá lançar uma nova versão SE do iPhone no próximo ano ou até mesmo durante 2024.
iPhone 15: mesmo com USB não haverá alterações no carregamento rápido
Com a integração de uma entrada USB Tipo-C, muitos utilizadores animaram-se com a possibilidade de a Apple ir melhorar o seu suporte de carregamento rápido, tornando-o mais célere.
Tudo porque uma ligação deste tipo é capaz de fornecer mais energia, assim como permite transferência de dados mais rápidas. Mas parece que tal não vai acontecer. A empresa de Cupertino pretende manter tudo na mesma e a razão para isso acontecer pode estar relacionada com alterações técnicas significativas.
Para fornecer um suporte para carregamento rápido mais célere, a Apple teria de equipar os seus dispositivos com baterias especiais e sistemas de controlo de carregamento com capacidade de 1600 ciclos de carga, o que é o dobro do que os atuais iPhones oferecem.
É muito pouco provável que a empresa faça esse tipo de alteração no próximo iPhone 15, até porque se o fizer é uma admissão de que efetivamente o carregamento universal USB-C é melhor do que o carregamento Lightning.
O que é provável que aconteça, segundo Mark Gurman, é que a Apple faça migrar todos os seus equipamentos móveis para o carregamento indutivo sem fios. Ora, sendo do conhecimento público a resistência da empresa de Cupertino à integração de USB, parece que o futuro Apple passa antes pela melhoria do carregamento sem fios.
Editores 4gnews recomendam: