iPhone 14 Pro: vendas superam em muito as expectativas da Apple, diz a Trendforce

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A procura pelo novo modelo topo de gama da Apple surpreendeu a própria gigante de Cupertino. Não é a primeira vez que tal sucede, nem a primeira notícia nesse sentido. Porém, temos agora novos dados da agência de análise de mercado Trendforce a sustentar estas alegações deveras auspiciosas para os Apple iPhone 14 Pro.

Inicialmente, aponta a Trendforce, a Apple apontou para uma distribuição equitativa do volume de produção. Isto é, metade dos telemóveis fabricados seriam modelos iPhone 14, ao passo que a outra metade, os 50% sobrantes, seriam alocados para os modelos topo de gama, o duo Apple iPhone 14 Pro.

Absoluto sucesso dos modelos mais caros surpreende até a Apple

Apple iPhone 14 Pro

Porém, os ajustes aos volumes de produção, com base na procura pelos consumidores, levaram a Apple a subir para 60% o volume de produção dos modelos Pro nas últimas semanas. Este não seria o último ajuste, com a tecnológica norte-americana a aumentar até 65% a alocação de produção para os modelos mais caros.

Tal facto, como aponta a Trendforce, prende-se sobretudo com a fraca procura pelo modelo iPhone 14 Plus (o modelo grande e mais acessível). Esta realidade também fará a Apple repensar a sua estratégia de diferenciação do produto, preparando já a gama iPhone 15 Pro com (ainda mais) melhorias face aos modelos-base.

iPhone 14 Pro esgotado? Uma realidade em vários mercados...

Apple is cutting back production of iPhone 14 Plus due to weak demand - TrendForce https://t.co/enssMfGJUf pic.twitter.com/Fr6255mbP3

— Reuters (@Reuters) 25 de outubro de 2022

A propósito, recordamos o testemunho do analista Ming-Chi Kuo que deu conta de um aumento da produção dos iPhone 14 Pro em 10% junto da Foxconn, a fabricante de iPhones, a pedido da Apple. Agora, os dados da agência de análise de mercado vêm consubstanciar tal realidade, facilmente percetível junto das lojas com os modelos Pro constantemente esgotados.

Esta realidade de mercado foi igualmente expressa e vincada pelos primeiros testes e análises aos novos produtos. A todos os que planeavam comprar o modelo base - iPhone 14 - e tinham um iPhone 13, por exemplo, os motivos para tal upgrade são escassos, no mínimo.

Ou seja, o único modelo que compensa efetivamente comprar, nas condições previamente descritas, é o iPhone 14 Pro, ou 14 Pro Max.

Trendforce sustenta a grande procura pelos Apple iPhone 14 Pro

Apple iPhone 14 Pro Max

Perante um modelo que essencialmente nada muda, de substancial face à geração imediatamente anterior, para "saborearmos" as novidades somos levados a comprar os modelos Pro. Uma realidade que não escapa à Apple, levando-a, na opinião da Trendforce, a clivar ainda mais os modelos-base dos modelos Pro.

Assim sendo, se na geração iPhone 14 tivemos, pela primeira vez, uma diferença no processador utilizado, para os iPhone 15 estas diferenças serão ainda maiores. Não só o processador será distinto, como também o ecrã, câmaras e possivelmente a construção.

Circulam já, a propósito, vários rumores sobre o desenvolvimento de um possível Apple iPhone 15 Ultra, o "além dos Pro" a chegar em 2023. Aqui, além da porta USB-C que marcará presença em todos os modelos, teremos novidades exclusivas.

Uma construção em titânio é apenas o primeiro passo (sugerido pelos rumores). Em seguida, contamos com uma câmara fotográfica ainda melhor nos modelos Pro, ou Ultra caso exista. Aponta-se aqui uma nova objetiva periscópica com ampliação ótica significativa, algo que está em falta nos modelos atuais.

As possíveis especificações do Apple iPhone 15 Pro

Poderemos ter, mais concretamente, uma objetiva composta por 8 elementos óticos (8P), de maior qualidade e com capacidades redobradas para ampliação ótica da imagem até 10 vezes, segundo os rumores. Este pode ser o próximo vetor de inovação para as câmaras do iPhone em 2023.

Em seguida replicamos as previsões da Trendforce para o próximo modelo topo de gama da gigante norte-americana:

"Em termos de especificações, para além da mudança abrangente do Lightning para ligações tipo C que já é conhecida, são grandes as probabilidades de a série Pro apresentar uma atualização da RAM para 8 GB. Isto para dar resposta ao seu novo processador e continuar a melhorar as especificações da câmara. Aqui incluindo a atualização da sua câmara principal para 8P (eight plastic lenses) e a utilização de uma lente periscópica no modelo Pro Max."

Em suma, terminamos esta peça com uma nota de apreço ao sucesso da Apple, ignorando o clima de inflação e primeiros indícios de crise económica internacional. Estará a Apple imune a todos os fatores adversos?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.