O calendário tradicional da Apple diz-nos que em setembro ficaremos a conhecer a nova geração de smartphones da empresa. Uma vez mais, ela irá revelar quatro dispositivos que comporão a tão aguardada linha iPhone 14.
Será nos modelos iPhone 14 Pro que a Apple irá colocar os melhores recursos ao seu dispor. Além de um novo design frontal, estes equipamentos contarão com um novo recurso há muito pedido pelos seus utilizadores: o ecrã sempre ligado.
iPhone 14 Pro terão finalmente o desejado always-on display
A informação é avançada pelo conceituado analista Ross Young com conhecimentos privilegiados do mercado de ecrãs para smartphones. Este espera que os próximos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max contem com o tão desejado ecrã sempre ligado.
Recordo que esta funcionalidade é há muito pedida por todos aqueles que se mantêm fiéis aos smartphones da Apple. Foi uma das novidades apontadas para a geração iPhone 13, porém, isso acabou por não se concretizar.
Agora, com um novo lançamento no horizonte, esta tão aguardada funcionalidade é novamente aponta para os iPhone 14 Pro. Ao que tudo indica, será desta que a Apple irá finalmente dotar os seus dispositivos móveis com a funcionalidade always-on display.
Tal será possível graças ao uso de painéis LTPO nos modelos mais premium da linha iPhone 14. Com esta tecnologia, os ecrãs desses modelos poderão variar a sua taxa de atualização entre 1 Hz e os 120 Hz.
Essa tecnologia será determinante para que a Apple possa implementar o ecrã sempre ligado sem sacrificar em demasia a autonomia dos seus equipamentos. Ao baixar significativamente a taxa de atualização do seu ecrã em determinadas situações, conseguirá economizar energia para tarefas que exigem maior fluidez.
Com o ecrã sempre ligado ou always-on display, o utilizador poderá visualizar informações como horas, número de notificações e outros mesmo sem ligar o ecrã do iPhone. Uma funcionalidade popular no segmento Android e há muito pedida pelos utilizadores do iOS.
Em contrapartida, os iPhone 14 e iPhone 14 Max não contarão com esta novidade em razão da tecnologia do seu ecrã. Neste caso, a Apple deverá manter uma taxa de atualização constante nos 60 Hz.
Pese embora a credibilidade de Ross Young, temos de aconselhar alguma cautela nestas informações. Ainda não está garantido que a Apple venha mesmo a incluir esta valiosa funcionalidade nos iPhone 14 Pro, porém, é provável que o faça em 2022.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple iPhone: estes modelos vão receber a nova versão iOS 16
- iPhone 14: um dos modelos da nova geração de smartphones sofre atraso na produção
- Apple: utilizadores só recebem Apple Studio e MacBook Pro em agosto