iPhone 14 Pro: sem USB Tipo-C mas com Lightning com velocidade mais rápida

Mónica Marques
Comentar

Segundo informações agora divulgadas, ainda não é na geração 14 do iPhone que vamos ver ligação USB Tipo-C.

Mas a boa notícia é que a Apple vai atualizar os conectores Lightning para que estes suportem a velocidade USB 3.0, aproximadamente 5 Gbps.

Apenas o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max vão contar com velocidade USB 3.0

iPhone 13
Os conectores Lightning do iPhone 13 funcionam na velocidade USB 2.0 (480 Mbps)

Para todos os utilizadores que aguardam ansiosamente pela integração de UBS Tipo-C no iPhone, temos más notícias. A próxima geração do smartphone da Apple não terá este tipo de ligação, mas há boas notícias.

Ao que tudo indica, a empresa de Cupertino está a atualizar os conectores Lightning para que estes suportem a velocidade USB 3.0, ou seja, 5 Gbps. Esta será uma atualização significativa e que fará toda a diferença na ótica do utilizador. Recorde-se que os atuais conectores Lightning operam na velocidade USB 2.0, como quem diz a 480 Mbps.

Segundo a mesma informação avançada pelo site iDropNews, a Apple estará a planear fazer esta atualização para aumentar a sua receita junto de outros fabricantes que produzem cabos, adaptadores e outros acessórios. Esta poderá também ser a principal razão para a Apple não adotar o tão desejado padrão USB Tipo-C no seu smartphone de topo.

iPhone 16 pode oferecer transferências sem fios à "velocidade-luz"

De acordo com as informações do site iDropNews, a Apple tem uma visão, na qual pretende que uma futura geração do iPhone esteja isento de portas, mas que forneça transferências super rápidas sem a necessidade de recorrer a cabos.

Mas a mesma fonte avança também que a Apple não irá concretizar a sua visão nos próximos modelos do smartphone. Talvez o iPhone 16 ou 17 consiga concretizar tal objetivo tão ambicioso.

O site iDropNews, por outro lado, não conseguiu confirmar se os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Max vão também integrar os conectores Lightning atualizados para velocidade USB 3.0, ou se esta especificação estará apenas reservada aos modelos Pro, à semelhança do que supostamente vai acontecer com o novo processador Bionic da marca.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.