iPhone 14 Pro: sem USB Tipo-C mas com Lightning com velocidade mais rápida

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Segundo informações agora divulgadas, ainda não é na geração 14 do iPhone que vamos ver ligação USB Tipo-C.

Mas a boa notícia é que a Apple vai atualizar os conectores Lightning para que estes suportem a velocidade USB 3.0, aproximadamente 5 Gbps.

Apenas o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max vão contar com velocidade USB 3.0

Para todos os utilizadores que aguardam ansiosamente pela integração de UBS Tipo-C no iPhone, temos más notícias. A próxima geração do smartphone da Apple não terá este tipo de ligação, mas há boas notícias.

Ao que tudo indica, a empresa de Cupertino está a atualizar os conectores Lightning para que estes suportem a velocidade USB 3.0, ou seja, 5 Gbps. Esta será uma atualização significativa e que fará toda a diferença na ótica do utilizador. Recorde-se que os atuais conectores Lightning operam na velocidade USB 2.0, como quem diz a 480 Mbps.

Segundo a mesma informação avançada pelo site iDropNews, a Apple estará a planear fazer esta atualização para aumentar a sua receita junto de outros fabricantes que produzem cabos, adaptadores e outros acessórios. Esta poderá também ser a principal razão para a Apple não adotar o tão desejado padrão USB Tipo-C no seu smartphone de topo.

iPhone 16 pode oferecer transferências sem fios à "velocidade-luz"

De acordo com as informações do site iDropNews, a Apple tem uma visão, na qual pretende que uma futura geração do iPhone esteja isento de portas, mas que forneça transferências super rápidas sem a necessidade de recorrer a cabos.

Mas a mesma fonte avança também que a Apple não irá concretizar a sua visão nos próximos modelos do smartphone. Talvez o iPhone 16 ou 17 consiga concretizar tal objetivo tão ambicioso.

O site iDropNews, por outro lado, não conseguiu confirmar se os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Max vão também integrar os conectores Lightning atualizados para velocidade USB 3.0, ou se esta especificação estará apenas reservada aos modelos Pro, à semelhança do que supostamente vai acontecer com o novo processador Bionic da marca.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 14 pode sofrer atraso na sua data de lançamento
  • Depois do iPhone com USB-C, agora há um Android com Lightning (vídeo)
  • iPhone 14: conhece o alinhamento de smartphones da Apple em 2022
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt