iPhone 14 Pro Max VS Samsung Galaxy S22 Ultra: o confronto de titãs em 6 pontos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Colocámos na arena dois dos smartphones de topo mais poderosos do momento para avaliar de que forma as suas diferenças os tornam equipamentos tão desejáveis e sucessos de venda.

Bem-vindos ao confronto entre o topo de gama Android e a joia da coroa iOS. Aqui vamos ver, em seis pontos detalhados, a força de cada um destes equipamentos.

1. Design

iPhone 14 Pro Max
Crédito@Apple

Tanto o iPhone 14 Pro Max como o Samsung Galaxy S22 Ultra apresentam um design premium, ainda que sejam substancialmente diferentes um do outro. O Ultra é grande com cantos bem definidos e nítidos que, por vezes, podem ser desconfortáveis no transporte no bolso.

Já o Pro Max é igualmente grande, mas conta com cantos arredondados. Os dois são uma mistura de vidro e metal, sendo que o S22 Ultra exibe uma moldura de alumínio enquanto o iPhone 14 Pro Max foi concebido em aço inoxidável brilhante.

Ambos fornecem proteção IP68 contra água e poeira e os dois modelos apenas incluem na sua caixa de venda o cabo de carregamento. Sim, é verdade, nenhum dos dois é vendido em conjunto com o bloco de carregamento que estamos habituados a ver.

Outra das coisas que separa estes dois flagships é a entrada USB Tipo-C. O modelo Samsung inclui a entrada universal, mas o modelo Apple insiste na porta de carregamento Lightning. Ao que tudo indica, a série iPhone 14 será a última a não integrar esta porta de carregamento universal.

2. Ecrã

O ecrã de 6,8 polegadas do Galaxy S22 Ultra é um pouco maior do que o ecrã do iPhone 14 Pro Max com 6,7 polegadas. Também a resolução é diferente, sendo que o modelo Samsung fornece um pouco mais com 3.088x1.440 pixéis contra os 2.796x1.290 pixéis do modelo Apple.

Ambos os ecrãs fornecem uma taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, mas a funcionalidade Always-On-Display do iPhone 14 Pro Max está a recolher um feedback bastante positivo.

Por outro lado, o recente prémio DisplayMate para melhor ecrã do momento ganho pelo iPhone 14 Pro Max, acaba por destacar o smartphone Apple neste ponto em específico. A ironia é que o painel deste iPhone é fabricado… pela Samsung!

3. Processador, RAM e armazenamento

Aos comandos do iPhone 14 Pro Max está o chip A16 Bionic enquanto o Samsung Galaxy S22 Ultra conta com o processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm nos EUA e com o Exynos 2200, proprietário da Samsung, na Europa.

Neste duelo, o A16 Bionic sai claramente vencedor, com benchmarks de várias plataformas conhecidas a darem-lhe uma pontuação significativamente superior quer ao chip Snapdragon quer ao processador Exynos presentes no modelo Samsung.

Na memória RAM, o iPhone 14 Pro Max conta com 6 GB, sendo que o Galaxy S22 Ultra disponibiliza uma variante com 12 GB de memória RAM. Não existem dúvidas de que o dobro de RAM será sempre mais benéfico para a multitarefa.

Ambos os modelos têm variantes a começar nos 128 GB de capacidade no armazenamento interno e a acabar em 1 TB.

4. Configuração de câmara

Samsung Galaxy S22 Ultra
Crédito@Samsung

Chegamos a um dos pontos que mais separa os dois rivais. Nesta edição do iPhone, a Apple incluiu o novo sensor primário de 48 megapixéis que é complementado por um ultrawide de 12 megapixéis e por um sensor telefoto também de 12 megapixéis com zoom ótico de 3x.

Por sua vez, o Galaxy S22 Ultra tem um sensor primário de 108 megapixéis, um ultrawide de 12 megapixéis, um sensor telefoto de 10 megapixéis e zoom ótico 3x e ainda um sensor periscópio de 10 megapixéis com zoom ótico de 10x.

O modelo Ultra da Samsung é o claro vencedor, não só pelo maior número de megapixéis, como também pelo seu sensor periscópio que fornece um zoom ótico imbativelmente superior ao do modelo Apple.

5. Bateria e autonomia

O Samsung Galaxy S22 Ultra está equipado com uma bateria enorme de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 45 watts. Já o iPhone 14 Pro Max conta com uma bateria de 4.323 mAh.

Mas um tamanho maior não é sinónimo de maior autonomia, pelo menos neste caso específico. Todos os testes publicados até ao momento no mundo Web, indicam que o modelo Apple ganha, por uma margem significativa, ao modelo Samsung. De acordo com os especialistas, a plataforma iOS é efetivamente eficaz na poupança de bateria e é a responsável pela vitória Apple neste ponto.

6. Preço

Resta falar sobre a questão sensível do preço que poderá ser um dos fatores com maior peso na hora de escolher um destes smartphones. O iPhone 14 Pro Max está disponível em Portugal por um preço a começar nos 1.499 euros para a variante de 128 GB e a acabar nos 2.149 euros na versão com 1 TB.

Já no site Samsung Portugal, o modelo Galaxy S22 Ultra com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento está disponível por 1.199,90 euros, sendo que neste momento a versão mais avnçada disponível é a que conta com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento que tem um custo de 1.399,90 euros.

Ambos estão posicionados no segmento premium e o seu custo é um reflexo disso. Com um orçamento mais apertado e uma utilização do smartphone direcionada para a fotografia, não há dúvida de que o Galaxy S22 Ultra é o modelo certo. Já para os seguidores fiéis do mundo Apple, bem, é tudo uma questão de orçamento.

Seja qual for a tua escolha, não há dúvida que estes dois modelos são dos melhores smartphones atualmente disponíveis no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt