iPhone 14 Pro Max: eis quanto a Apple paga pelos componentes do smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O iPhone 14 Pro Max é o melhor smartphone que a Apple tem atualmente no mercado, logo é o mais caro no seu portefólio. Mas afinal quanto é que a tecnológica norte-americana tem de pagar para construir uma unidade deste equipamento?

A resposta a essa interrogação chega-nos no mais recente relatório da agência Counterpoint Research. Segundo o que esta entidade divulga, a Apple gasta cerca de 474 dólares para adquirir todos os componentes necessários à construção do iPhone 14 Pro Max.

Apple precisa de 474 dólares para poder construir um iPhone 14 Pro Max

Com o aumento que os iPhone 14 sofreram aquando da sua revelação, muitos interrogam-se qual será a margem de lucro da Apple em cada unidade. Esse valor nunca foi oficialmente divulgado, mas graças a este relatório podemos ficar a saber quanto a Apple paga para o poder construir.

iPhone 14 Pro Max

Segundo os dados da Counterpoint Research, a Apple viu-se confrontada com um aumento de 3,4% nos custos de produção do iPhone 14 Pro Max. Isto quanto comparado com o iPhone 13 Pro Max.

Com efeito, a norte-americana precisa de desembolsar 474 dólares para adquirir todos os componentes necessários à produção de um iPhone 14 Pro Max com 128 GB de armazenamento. Este é o valor do modelo com 5G mmWave.

Quando olhamos para os custos do iPhone 14 Pro Max limitado a 5G sub-6GHz, os valores caem para os 454 dólares. Ou seja, o valor total de produção deste smartphone varia consoante o mercado ao qual se dirige.

É importante sublinhar que estes valores atentam apenas ao custo de todos os componentes necessários para a construção do iPhone 14 Pro Max. A este valor acrescentam ainda os custos com a sua montagem, empacotamento, expedição, marketing e mais.

Ou seja, o valor final para a produção de uma unidade deste smartphone será superior. Mesmo sem sabermos concretamente qual é esse valor, sabemos que a margem bruta da Apple em cada um dos seus smartphones é, em média, de 32%.

Processador A16 Bionic é um dos componentes mais caros

O relatório da Counterpoint Research aponta ainda que o novo processador A16 Bionic está mais caro que o seu antecessor. Em rigor, este componente sofreu uma inflação de 11 dólares, representando 20% do custo total de cada iPhone 14 Pro Max.

Os componentes que a própria Apple desenvolveu para o iPhone 14 Pro Max representam 22% da sua lista de materiais. Um pormenor que também foi vítima da inflação observada de modo generalizado em 2022.

Em suma, o iPhone 14 Pro Max está mais caro que os seus antecessores e isso refletiu-se no preço final do produto na Europa. Em contrapartida, a empresa decidiu manter os preços de venda dos seus smartphones inalterados nos EUA.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.