Apple: iPadOS 16.1 chega a 24 de outubro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desta vez, a Apple lançou o iOS 16 para iPhone sem a companhia do iPadOS, mas parece que tudo está preparado para o novo sistema operativo chegar a 24 de outubro.

Mas atenção a empresa de Cupertino já confirmou que vai saltar a versão 16, assim nas últimas semanas deste mês iremos receber o iPadOS 16.1.

iPadOS 16 não verá a luz do dia

A 7 de setembro, a Apple lançou a sua nova série de smartphones iPhone 14, logo de seguida, a 12 de setembro disponibilizou o iOS 16 que chegava com novos recursos e funcionalidades para os utilizadores do universo da maçã.

Mas, ao contrário do que é habitual, a empresa de Cupertino não apresentou uma nova versão do sistema operativo para tablets. No entanto, os utilizadores de tablets Apple podem ficar descansados, o novo iPadOS 16.1 tem chegada prevista para o próximo dia 24 de outubro.

A informação chega através de Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, conhecido pelas suas informações fiáveis. Aliás, a própria empresa já tinha anunciado que o novo sistema operativo para tablets seria disponibilizado em outubro.

Outra informação que a empresa conduzida por Tim Cook já confirmou é que o iOS 16 não verá a luz do dia. A versão que será agora apresentada e disponibilizada será a iOS 16.1. A razão para isso acontecer mantém-se, no entanto, desconhecida.

De acordo com as informações divulgadas, a nova atualização vai ser compatível com todos os modelos do iPad Pro, iPad Air de terceira geração e superior e iPad mini de quinta geração e superior, assim como iPad base de quinta geração e superior.

Nova versão do iPad base e iPad pro com chip M2 também chegam em outubro

Segundo alguns rumores, não é apenas o iPadOS 16.1 que vai chegar aos utilizadores em outubro. Novos modelos do tablet Apple, assim como computadores podem também ser lançados ainda este mês.

Algumas fontes sugerem inclusive que a Apple pode fazer um lançamento mais discreto, não realizando um evento com transmissão online, mas optando antes pode divulgar um conjunto de comunicados de imprensa a apresentar os novos produtos.

Entre as novidades, está uma nova versão do iPad base que poderá chegar com um design renovado e suporte para comunicações 5G.

Por sua vez, o iPad Pro pode também ser lançado com o novo processador M2. Mais: alguns rumores avançam ainda que o modelo mais avançado do tablet pode também ter uma redução no seu preço.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google lança finalmente o WearOS 3 para smartwatches menos recentes
  • PlayStation Stars chega hoje à Europa com várias ofertas da Sony
  • Xiaomi Redmi K60: preço acessível dita o processador integrado
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt