Há já algum tempo que a Apple pretende integrar no iPhone comunicações via satélite e isso pode acontecer já na geração 14 do smartphone.
Mas tal só será possível se a Apple, em conjunto com as operadoras de telecomunicações, conseguir definir um modelo de negócio.
Apple completou testes de conectividade via satélite
Há já algum tempo que se fala que a Apple quer incluir na sua linha de equipamentos móveis conectividade via satélite. Não o conseguiu fazer na série iPhone 13, mas parece que está tudo pronto para que este atributo seja integrado na nova geração 14 do iPhone.
De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a empresa de Cupertino conseguiu concluir todos os testes de conectividade via satélite, antes de iniciar a produção em massa do novo modelo do smartphone Apple.
O que sugere que a especificação ficou pronta e preparada a tempo de ser integrada na nova série. Mas parece que aqui se aplica a expressão, “não há bela sem senão”.
Segundo o mesmo analista, o iPhone 14 apenas irá integrar esta funcionalidade, se a Apple em conjunto com as operadoras de telecomunicações, conseguir estabelecer um modelo de negócio.
Por outras palavras, a Apple terá de encontrar uma forma de todos os envolvidos (Apple e operadoras com iPhones no seu catálogo) ganharem dinheiro com este atributo inovador. O que possivelmente pode acontecer através da criação de novos pacotes de assinatura e preços mais elevados para as variantes que integrem este tipo de conectividade.
Conectividade via satélite pronta para duas formas de comunicação
A propósito deste mesmo recurso, anteriormente, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, tinha já avançado que a Apple tem duas utilizações prontas para esta forma de comunicação.
A primeira, e mais importante, é que esta funcionalidade iria permitir enviar mensagens de texto de emergência, em locais sem cobertura móvel 4G e/ou 5G. O que significa que, em caso de acidente, os utilizadores podiam contactar as autoridades para serem assistidos.
Segundo Gurman, a funcionalidade irá estar disponível no serviço iMessage que, quando envia uma mensagem via satélite, coloca-a num balão de conversação cinzento para que esta esteja diferenciada da mensagem de texto convencional que surge num balão azul.
Outra das utilizações seria a navegação na Internet através da ligação a satélite. De acordo com a mesma fonte, esta utilização poderia ser incluída como um serviço de assinatura na área de iServices da Apple que é já uma das mais lucrativas da empresa e que inclui o Music, iCloud, TV+, entre outros.
Editores 4gnews recomendam: