iPhone 12 poderá contar com um ecrã 'inteligente' de até 120Hz

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que a moda dos ecrãs com altas taxas de atualização está prestes a chegar ao smartphones da Apple. Segundo avança a Digitimes, os iPhone do próximo ano poderão chegar com um ecrã de até 120Hz, com tecnologia ProMotion.

Os atuais iPhone contam com uma taxa de atualização de 60Hz, o padrão usado na maioria do mercado mobile. Contudo, em 2020, estes números poderão subir para uma taxa entre os 90Hz e os 120Hz. Ou seja, ainda não é certo qual destes valores será escolhido pela norte-americana.

Tecnologia ProMotion dará maior "inteligência" ao ecrã do iPhone

Como referido no primeiro parágrafo, o novo ecrã do iPhone não será um painel qualquer com uma taxa de atualização elevada. Este componente deverá herdar a tecnologia ProMotion que já se encontra implementada nos iPad.

Em síntese, aquilo que esta tecnologia faz é acelerar a taxa de atualização do ecrã apenas onde é necessário. Aquilo que vemos no OnePlus 7T Pro ou no Asus ROG Phone II é um ecrã com alta taxa de atualização em toda a sua extensão.

Com a tecnologia ProMotion apenas a parte do ecrã que está a ser utilizada é acelerada. No iPad Pro, por exemplo, se estiveres a usar a Apple Pencil apenas no canto superior direito, só esse canto é que atualização para os 120Hz. O restante permanece nos 60Hz.

A principal vantagem desta tecnologia é a economização dos recursos energéticos do equipamento. Não estando todo o ecrã com a mesma taxa de atualização, será necessária menos energia.

Ainda é muito cedo para certezas relativamente ao iPhone 12

Este rumor surge quase com um ano de antecedência da apresentação dos iPhone 12. Significa isso que é ainda muito cedo para que esta informação seja dada como certa.

Nesse sentido, deves ler estas informações com bastante ceticismo, até porque o uso de uma taxa de atualização de 120Hz num iPhone parece-me demasiado. Não sendo os smartphones da Apple pertencentes ao nicho gaming, os 90Hz seriam mais que suficientes para uma excelente experiência de visualização em tarefas quotidianas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção! Apple iPhone 5 tem de ser atualizado para te manteres online
  • iPhone SE 2 chega oficialmente em março de 2020, segundo analista
  • iPhone do futuro poderá ter mais autonomia graças ao seu novo ecrã
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.