Na tradicional apresentação de abertura da WWDC, a Apple desvendou as novas versões do seu software. Entre eles está o iPadOS 17, agora com uma novidade muito interessante para os utilizadores mais exigentes.
Graças a esta atualização, passará a ser possível ligar webcams, microfones e outros acessórios externos ao teu iPad. Tudo isto através da sua entrada USB-C.
iPadOS 17 traz suporte para webcams ou microfones USB-C externos
Com a Apple a querer reduzir cada vez mais o fosso entre os iPad e os Mac, a ausência de suporte a webcams externas era bastante notória. Felizmente para os utilizadores que possuam este tipo de acessórios, o iPadOS 17 já os suporta.
A Apple demonstrou em palco como é possível ligar um iPad ao Studio Display e usufruir da câmara e microfone embutidos no último. Mas com o lançamento da beta do iPadOS 17 para os programadores, percebeu-se que é possível fazer bem mais que isso.
Em rigor, o iPadOS 17 vem dotado das ferramentas necessárias para ligares praticamente qualquer webcam ou microfone à sua entrada USB-C. Tal como sucede no Mac, basta ligar um destes acessórios e começar a utilizá-lo imediatamente.
Alguns utilizadores reportam a compatibilidade de câmaras externas apenas com o FaceTime, mas isso é normal dado o estado prematura desta função. É provável que isso mude no futuro assim que os programadores comecem a adaptar as suas aplicações para esta novidade.
A Apple afirma que com o iPadOS 17 os utilizadores poderão misturar vídeo captado por uma câmara externa e por aquela que está embutida no iPad. Isto permitirá que os utilizadores possam ser mais criativos nos seus vídeos.
Com o iPadOS 17, a Apple introduz outras novidades para a sua linha de tablets. Podemos, por exemplo, personalizar o ecrã de bloqueio do iPad, mais ferramentas para edição de PDF´s, melhorias para o Stage Manager, iMessage e FaceTime.
A versão final e estável do iPadOS 17 deverá chegar a todos os utilizadores no outono deste ano. Até lá, decorre o essencial período de testes ao sistema operativo para que tudo funcione devidamente aquando do seu lançamento.
Editores 4gnews recomendam: