iPadOS 16 chegou! 5 novidades a ter em conta

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

As últimas horas não ficam apenas marcadas pelo lançamento do iOS 16.1 e do macOS Ventura. A Apple lançou também o iPadOS 16.1 para os modelos compatíveis, desta que é a primeira versão do iPadOS 16 a chegar aos tablets da marca.

Esta atualização foi adiada até agora, pois a Apple queria aprimorar a funcionalidade de Stage Manager. No entanto, é bom realçar que esta só se encontra disponível para todos os iPad Pro, e para o iPad Air com processador M1.

1. Multitarefas poderoso com Stage Manager e suporte total para monitores externos

O Stage Manager é uma experiência multitarefas totalmente nova que organiza automaticamente aplicações e janelas, facilitando e agilizando a alternância entre tarefas. Pela primeira vez no iPad, os utilizadores podem criar janelas sobrepostas de tamanhos diferentes numa única visualização, arrastar e soltar janelas do lado ou abrir apps da Dock para criar grupos de apps para multitarefa mais rápida e flexível.

A janela da aplicação em que os utilizadores estão a trabalhar é exibida com destaque ao centro, e outras aplicações e janelas abertas são organizadas do lado esquerdo a começar pelos mais recentes.

apple

Numa atualização para os modelos M1 e M2 do iPad ainda este ano, o Stage Manager desbloqueará suporte total para monitores externos com resoluções de até 6K, para que os utilizadores possam organizar o espaço de trabalho ideal e trabalhar com até quatro aplicações no iPad e quatro aplicações no monitor externo simultaneamente.

2. Um espaço de colaboração em tempo real a usar o Freeform

A chegar ao iPadOS 16 numa atualização ainda este ano, o Freeform - uma poderosa aplicação de produtividade com um ecrã flexível - dará aos utilizadores a capacidade de ver, partilhar e colaborar num só lugar sem se preocupar com layouts e tamanhos de página e com suporte total para o Apple Pencil.

Os utilizadores poderão visualizar as contribuições de outras pessoas à medida que adicionam conteúdo ou fazem edições, enquanto desfrutam de um espaço de colaboração em tempo real.

ipad

O Freeform permitirá que os colaboradores adicionem praticamente qualquer tipo de arquivo — imagens, vídeo, áudio, PDFs, documentos e links da Web — ao ecrã e visualiza-o inline, sem sair do quadro.

3. App de Meteorologia chega ao iPad

Projetado para aproveitar ao máximo o ecrã impressionante, a app de Meteorologia chega ao iPad com animações envolventes, mapas detalhados e módulos de previsão tocáveis.

Assim, com apenas um toque, os utilizadores podem ver as informações meteorológicas mais importantes ou explorar mapas para verificar a precipitação, a qualidade do ar e a temperatura. Também podem ser notificados quando um alerta de mau tempo for emitido na sua área.

ipad

4. Os recursos profissionais levam os fluxos de trabalho exigentes ainda mais longe

O iPadOS 16 traz novos recursos poderosos que tornam o iPad Pro uma ferramenta indispensável para profissionais criativos. O modo de referência permite que o iPad Pro de 12,9 polegadas com tela Liquid Retina XDR siga os requisitos de cores em fluxos de trabalho como revisão e aprovação, graduação de cores e composição, onde cores precisas e qualidade de imagem consistente são essenciais.

Impulsionado pelo desempenho dos processadores M1 e M2 projetados pela Apple, o Display Zoom permite que os utilizadores aumentem a densidade de pixeis para que possam visualizar mais nos seus aplicativos, o que é especialmente útil ao realizar multitarefas com Stage Manager e Split View.

Com o Virtual Memory Swap, o armazenamento do iPad pode ser usado para expandir a memória disponível para todos as aplicações e oferece até 16 gigabytes de memória para as aplicações mais exigentes, ajudando a tornar a multitarefa absolutamente perfeita.

ipad

5. Novas maneiras de partilhar e de te ligares nas Mensagens

Os novos recursos das Mensagens possibilitam editar, desfazer o envio e marcar conversas como não lidas, tornando as mensagens do dia a dia ainda melhores. Com o iPadOS 16, os utilizadores podem convidar amigos e familiares para o SharePlay via Mensagens e desfrutar de uma atividade partilhada, como um filme , programa de TV, treino ou jogo — em sincronia enquanto estão numa conversa nas Mensagens.

Além disso, os novos recursos de colaboração tornam o trabalho com outras pessoas rápido e contínuo. Quando os utilizadores enviam um convite para colaborar nas Mensagens, todos na conversa são adicionados automaticamente ao documento ou projeto e, quando alguém faz uma edição no documento compartilhado, as atualizações de atividades aparecem na parte superior da conversa.

ipad

Quais os iPad compatíveis com o iPadOS 16?

Estas são apenas cinco das novidades disponíveis, e podes consultá-las todas no site oficial da Apple. A atualização do iPadOS 16 está disponível para os iPad (5.ª geração e posterior), iPad mini (5.ª geração e posterior), iPad Air (3.ª geração e posterior), and todos os iPad Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.