iOS9.3 iPad 2

A Apple disponibilizou a nova versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o iOS 9.3, no passado dia 21 de março durante o seu evento de Primavera em que ficamos, entre outras coisas, a conhecer o novo iPhone SE. Contudo, alguns iPad’s e dispositivos mais antigos estão a apresentar sérios erros após a actualização.

Com efeito, alguns iPad’s mais antigos não estão a conseguir instalar o iOS 9.3, ao passo que outros utilizadores conseguem instalar a nova versão mas arrependem-se imediatamente de o fazer ao verem o seu iPad completamente inutilizado ou “brickado“, utilizando a gíria geek.

   

Vê também: Todas as novidades do Apple iPhone SE – Vale a pena comprar?

Esta situação tem sido relatada em vários locais como o centro de assistência da Apple e claro, nas redes sociais desde o Twitter ao Facebook. O problema parece afectar apenas o Apple iPad de 2ª geração (Apple iPad 2) e consiste na apresentação de um erro incontornável quanto tentamos activar/autenticar o equipamento após instalar o iOS 9.3.

Este problema está a afectar aleatoriamente alguns iPad 2

iPad-mini-4---all-the-official-images

Em suma, indecentemente de quantas vezes se teste uma nova compilação de software, há sempre margem para erros e imprevistos. Seja em que sistema operativo for, os bugs vão sempre marcar presença nas primeiras versões de qualquer grande actualização de software. Desta vez, foi o Apple iPad 2 a sofrer mas tenham em atenção que este problema não afecta todas as unidades. De qualquer forma, se tens um iPad 2, actualiza por tua conta e risco.

As causas do problema

Apesar de ser impossível determinar uma única razão para o problema, podemos apontar a possível sobrecarga dos servidores da Apple, com milhões de pessoas a activar os seus dispositivos depois de actualizarem para iOS 9.3. Se bem que, alguns dos utilizadores do iPad 2, nem mesmo 24 horas depois, conseguem activar o seu produto. Com efeito, a causa do problema poderá ser totalmente diversa, tal como aponta a Apple Insider.iPad-mini-4---all-the-official-images-16

Como resolver?

Caso tenhas actualizado o teu iPad 2 para o iOS 9.3 e não estejas a conseguir activar o teu produto, a solução óbvia seria levar o equipamento à loja Apple mais próxima. Em alternativa, alguns utilizadores têm conseguido contornar este problema ao ligar o respectivo iPad 2 ao seu iTunes. Todavia, um pequeno grupo afirma que só conseguiu resolver a situação após efectuar um restauro total do equipamento.

Conclusão

Para todos os nossos leitores que possuam um iPad 2 e que queiram experimentar todas as novidades do iOS 9.3, aconselho a que esperam um pouco até que a Apple resolva, de vez, esta incómoda situação. Além disso, de acordo com o testemunho de um dos nossos leitores (a quem desde já agradeço o testemunho), o iOS 9.3 veio tornar ainda mais lento e frustrante o desempenho do seu iDevice.

Em suma, tenham calma, nada está perdido. Não há qualquer razão para alerta!

Talvez queiras ver:

ViaAppleInsider
Fontecnet
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).