Apple Vision Pro são oficiais! Eis os tão aguardados óculos de Realidade Aumentada da marca

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

Conforme estava previsto, a Apple revelou finalmente os seus primeiros óculos de Realidade Aumentada. São eles os Apple Vision Pro, um produto revolucionário que oferecerá novas formas de trabalhar, jogar, produzir ou para o lazer.

A Apple classifica este como o seu primeiro computador espacial ao combinar de forma perfeita o digital com o mundo real. Para Tim Cook, CEO da empresa, este é o início de uma nova era para a computação.

Apple Vision Pro são um produto poderoso e elegante

Em primeiro lugar, importa notar o design apresentado pelos Vision Pro. Ao contrário dos seus concorrentes diretos, estes óculos de Realidade Aumentada contam com um design elegante, concebidos numa leve liga de metal e fibra de carbono.

O estilo de óculos de esqui apresentados pelos renders acabaram por se confirmar. A parte dos seus dois ecrãs fornece uma transparência sempre que alguém se aproxima de quem está a usar os Vision Pro para uma maior ligação humana.

Aqui entra em ação a funcionalidade EyeSight que deixa transparecer os olhos do utilizador para o exterior sempre que este estiver em modo de Realidade Aumentada. No caso de estar no modo de Realidade Virtual - totalmente imersivo - será feita uma projeção virtual do local para o qual o utilizador estiver a olhar.

Apple Vision Pro

A transição entre estes modos será feita através da coroa digital, similar à do Apple Watch, presente na estrutura dos Apple Vision Pro. O carregamento dos óculos é feito por uma interface magnética presente na sua lateral.

No que concerne à sua autonomia, a Apple promove até duas horas de utilização com a sua bateria externa. Se o quiseres utilizar durante todo o dia, poderás fazê-lo mantendo os Vision Pro sempre ligados à corrente.

visionOS é o software que torna toda a experiência possível

Com o lançamento dos Vision Pro chega também um novo sistema operativo, o visionOS. Esta é uma plataforma desenvolvida de raiz pela Apple a pensar neste produto e no mundo da Realidade Aumentada.

Este software conta com uma interface tridimensional que oferecerá a sensação de que o digital migrou para o mundo real. Esta interface é semelhante à do iPadOS, com os ícones a serem apresentados em grelha dispostos por várias páginas.

Apple Vision Pro

Chega com suporte para todas as aplicações presentes na App Store, colocando ao dispor dos utilizadores o universo de apps disponíveis para o iPhone e iPad. Os programadores são encorajados a desenvolver novas aplicações a pensar no visionOS para tornar a experiência de utilização deste produto ainda mais singular.

Navegação dos Apple Vision Pro é feita inteiramente por gestos

Os gestos serão o modo como os utilizadores interagirão com o visionOS, podendo utilizar o movimento dos olhos, das mãos e até comandos de voz para o efeito. Falamos de um sistema de interação totalmente novo para a Apple, mas perfeitamente adequado para o seu novo produto.

Apple Vision Pro

Os utilizadores poderão selecionar diferentes aplicações apenas com o seu olhar, bastando olhar para a app desejada. Para a abrir, basta juntar o indicador com o polegar. O movimento do pulso servirá para fazer scroll e poderás ainda usar a tua voz para ditados.

Tudo isto será possível graças a um vasto leque de câmaras e sensores incorporados nos Apple Vision Pro. Os movimentos dos olhos serão registados por sensores internos, ao passo que o movimento das mãos será monitorizado pelas suas câmaras exteriores.

M2 é o processador presente nestes óculos de Realidade Virtual / Aumentada

O processador escolhido para os Apple Vision Pro foi o M2, agora numa configuração dupla para fornecer todo o poder computacional necessário à sua boa operação. Vem acompanhado por 16 GB de RAM.

No que concerne aos seus ecrãs, estamos perante dois painéis com tecnologia micro-LED com resolução 4K. Isto significa uma densidade de 800 ppi por ecrã para uma experiência de visualização incrível e com todos os detalhes bem definidos.

Optic ID é o sistema de autenticação biométrica deste dispositivo

A Apple não descura a segurança dos utilizadores e das suas informações. Para isso introduz um novo sistema de autenticação biométrica que decidiu apelidar Optic ID.

Apple Vision Pro

Como já deves imaginar, esta fará uma leitura da íris do utilizador para a respetiva autenticação. Todos os dados serão armazenados nos próprios Vision Pro e nunca chegam aos servidores da Apple.

"O Optic ID é um novo sistema de autenticação seguro que analisa a íris do utilizador sob várias exposições invisíveis à luz LED e, em seguida, compara-o com os dados do Optic ID registados protegidos pelo Secure Enclave para desbloquear instantaneamente os Vision Pro."

Vision Pro só chegam em 2024 e não para todas as carteiras

Como já se esperava, os Apple Vision Pro não serão um produto acessível a qualquer utilizador. Os óculos de Realidade Aumentada / Virtual da norte-americana foram anunciados por 3499 dólares.

Serão colocados à venda no início de 2024 e apenas nos EUA numa primeira fase. A Apple promete, no entanto, o alargamento da sua disponibilidade a mais países no final do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.