iOS 17.2 trará uma das maiores mudanças de sempre para o iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Lei dos Mercados Digitais, aprovada pela União Europeia, trará uma das maiores mudanças de sempre para o iPhone. Em causa, a possibilidade de instalar aplicações de fontes não desconhecidas, algo que se deverá concretizar com o lançamento do iOS 17.2.

Embora a Apple sempre se tenha oposto a esta medida, o regulador europeu obrigará a tecnológica norte-americana a contrariar os seus princípios. Se para os utilizadores Android esta é uma tarefa banal, para o universo iOS será algo totalmente novo.

Com o iOS 17.2 passará a ser permitido instalar apps fora da App Store

A Lei dos Mercados Digitais tem, entre outros objetivos, fomentar a competição e igualdade de oportunidades entre os vários participantes no mercado tecnológico. Com efeito, o facto de a Apple não permitir a instalação de apps que não da sua loja oficia é visto pela UE como um entrave a uma competição saudável.

iPhone
Créditos: Trusted Reviews

Agora que a lei se encontra em vigor, esta era uma das alterações que a Apple já deveria ter feito nos seus produtos. Contudo, a tecnológica pediu mais tempo às instâncias europeias para a sua implementação, alegando que os seus sistemas ainda não estão prontos.

Esse pedido foi concedido pela União Europeia, mas com a condição que a alteração seja implementada nunca depois do lançamento do iOS 17.2. Portanto, esta atualização, que deverá chegar no início de 2024, abrirá a porta a uma nova realidade no iPhone.

Recorde-se que a Apple sempre foi contra esta possibilidade e justifica-o com os riscos que acarreta para os utilizadores. Ao não serem validadas pela própria empresa, não há forma de garantir que as apps estão isentas de malware ou outro tipo de software malicioso.

A segurança dos utilizadores foi sempre a bandeira da Apple para defender a sua posição sobre o tema. Agora, que se vê obrigada a contrariar essa posição, será interessante ver de que forma a empresa justificará a mudança.

As penalizações para o não cumprimento desta lei não seriam nada vantajosas para a Apple. Nesse cenário, a empresa pode ser multada em 20% da sua receita global ou mesmo ser banida do mercado europeu.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.