iOS 15 e iPadOS 15 trarão duas grandes mudanças para os utilizadores Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O iOS 15 e iPad OS 15 mudarão radicalmente - na extensão do possível no universo de produtos Apple - dois aspetos cruciais dos iPhone e iPad, respetivamente. O relato é avançado agora por Mark Gurman da Bloomberg já com olhos postos na WWDC 2021.

De acordo com a sua peça, a Apple apresentará oficialmente o sistema operativo iOS 15, a próxima versão desta plataforma no seu evento dedicado aos programadores e às novidades de software, o World Wide Developers Conference em Cupertino.

A WWDC 2021 arranca a 7 de junho

O evento online será o palco de apresentação para as próximas versões dos seus sistemas operativos, tanto o iOS como o iPadOS, entre outras novidades. Por outro lado, os lançamentos de hardware estarão reservados para setembro como tem vindo a ser hábito.

Assim, as novidades estarão concentradas no software. Partindo do iOS 15, podemos vir a ter um novo sistema e novas regras para as notificações apresentadas no iPhone. O mesmo se poderá aplicar aos iPad e respetivo iPad OS 15, de acordo com a fonte.

Segundo esta hipótese, o utilizador poderá definir diferentes regras / comportamentos para as notificações consoante o seu "Estado". À semelhança dos perfis de outrora, poderemos definir um Estado para trabalho, offline, férias, entre outras possibilidades.

Mark Gurman aponta que este controlo será dado aos utilizadores para que estes possam personalizar o comportamento das notificações no iPhone e iPad.

Teremos novidades para as notificações no iOS 15 e iPad OS 15

De acordo com as fontes da Bloomberg, no próximo iOS as notificações terão assim novas funções para cada utilizador. Além disso, também o Centro de Controlo terá um novo menu - disponível ainda no ecrã de bloqueio - onde será possível definir o perfil.

Com base neste perfil as notificações podem ser totalmente silenciadas, filtradas, ou adiadas, entre outros comportamentos. O utilizador poderá criar diferentes perfis comportamentais para que o telefone e respetivas notificações se adaptem ao seu uso.

Poderão ainda definir respostas automáticas, definir alertas sonoros ou vibratórios, entre outros comportamentos. Estes mesmos controlos e opções serão implementados de igual modo no iOS como no iPad OS para os tablets de Cupertino.

Controlo preciso e personalizado, tanto no iOS 15 como no iPad OS 15

A implementação primará pela simultaneidade de aplicação em ambas as plataformas da Apple para proporcionar uma mesma, ou muito similar, experiência de utilização. A par dos novos Estados para controlar as notificações também contamos com um novo look.

Será, de acordo com a mesma fonte, um ligeiro tweek ou melhoria do aspeto geral para o iPad OS. Segundo o relato, será uma mudança menor para o aspeto e disposição dos ícones, widgets e organização dos elementos presentes no ecrã dos iPad.

O iMessage tornar-se-á mais envolvente ao estilo das redes sociais

Enquanto elemento unificador da experiência Apple, e ponto de fixação dos utilizadores, o iMessage será o centro das atenções na WWDC 2021. Segundo consta, este serviço de mensagens e comunicações instantâneas tornar-se-á ainda mais envolvente.

A rácio avançada é a fixação dos utilizadores nesta plataforma, mantendo-as no ecossistema Apple. Para tal, a gigante de Cupertino reforçará a componente social do iMessage, tornando-a mais similar a uma rede social nas interações entre pessoas.

Este reforço também permitirá ao iMessage afirmar-se como alternativa clara ao WhatsApp do grupo Facebook. De momento, contudo, não temos mais detalhes sobre as alterações previstas para o iMessage.

A privacidade será outros dos pontos a reforçar na WWDC 2021

Um bastião que a Apple continuará a defender a cada iteração dos seus sistemas operativos. O utilizador terá ainda mais controlo sobre o que cada aplicação sabe, recolhe e compila sobre si. Os detalhes, mais uma vez, são difusos.

Certo é que todas as novidades estarão disponíveis para ambas as plataformas - iOS e iPad OS 15. Agora, resta-nos aguardar pela chegada de junho, ou pelo dealbar de novas fugas de informação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 12: já podes comprar a versão em roxo em Portugal
  • Xiaomi Mi 11X e Mi 11X Pro são oficiais, mas não são o que esperas
  • O teu iPhone tem um truque escondido para melhorar (muito) a Apple TV
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.