iOS 11 já ultrapassou o iOS 10, enquanto Android Oreo ainda se tenta afirmar

Carlos Oliveira
iOS 11 iOS 10 Android Oreo
iOS 11 leva uma grande vantagem face ao Android Oreo

Depois da desistência oficial da Microsoft e do seu Windows Mobile do mercado mobile, a luta faz-se agora a dois. Apple e Google são as eternas rivais no que toca a sistemas operativos para smartphones e importa agora saber os números do iOS 11 face ao iOS 10, bem como a quota de mercado que o novo Android Oreo já possui.

Embora sejam estes os dois lideres do mercado mobile, é sabido que os dois têm diferentes modos de propagação pelo mercado. De um lado temos um iOS que é desenvolvido e distribuído pela Apple para um leque de equipamentos que a própria concebe e comercializa.

Vê ainda: Samsung Bixby 2.0 – Está a chegar a nova geração para o teu Galaxy

Do outro temos um sistema operativo de código aberto desenvolvido pela Google, mas com uma distribuição que está inteiramente dependente das marcas que o utilizam. Este é o principal fator para o principal fantasma que assombra o mercado Android: fragmentação.

Mas é quando colocamos lado a lado a adoção por parte do mercado de ambos os sistemas operativos que estas diferenças são mais notórias. E é precisamente isso que farei no presente artigo, demonstrando a quota de mercado que ambos os sistemas operativos já foram capazes de alcançar.

Neste campo, a Apple é claramente a líder

Começando pelo SO da Apple, mesmo com todos os problemas que têm assombrado esta versão do iOS, o mesmo está já presente em 47.3% dos equipamentos ativos no mercado. Para efeitos comparativos, o seu antecessor tem agora uma quota de mercado de 46%. Uma diferença de apenas 1.3% mas que, para efeitos estatísticos, faz toda a diferença.

Android Oreo encontra-se claramente atrás do iOS 11, e até do iOS 10, na quota de mercado

Olhando agora para o seu principal concorrente, o Android Oreo, a diferença é abismal. Dentro do universo Android, a sua versão mais recente (8.0) está presente em apenas 0.2% dos equipamentos ativos.

Esta é uma quota de mercado que caracteriza o Android Oreo como uma gota no meio de um oceano. Neste momento apenas um punhado de equipamentos corre a mais recente versão do sistema desenvolvido pela Google. Certamente que este número irá subir nos próximos meses mas, ainda assim, muito dificilmente irá ultrapassar a quota de mercado do seu principal rival.

Uma nota de curiosidade para referir que o Android Marshmallow, lançado em 2015, é ainda a versão mais utilizada no mundo com uma quota de mercado de 32%.

Acredito que esta discrepância de números entre os dois sujeitos deste artigo não seja surpreendente para nenhum conhecer do mercado mobile. Com diferentes tipos de abordagem quanto à sua veiculação até ao mercado (acima descritas), o sistema da Google é aquele que claramente sai mais prejudicado neste quesito.

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 terá mesmo uma versão especial Porsche Design

Razer Phone: tudo o que sabemos sobre o primeiro smartphone da Razer

À procura de um computador ou periféricos? Vê esta promoção

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.