iOptik, as lentes de contacto que proporcionam visão "robotica"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Innovega, uma das startup que esteve presente na CES apresentou a sua versão final de um produto que foi dado a conhecer ainda no ano passado (ainda em protótipo), as lentes de contacto iOptik, que melhoram a visão e, quando conjugados com os óculos da empresa obtêm funções idênticas as dos conhecidos Google Glass.

O principal objectivo das lentes é aumentar a capacidade de foco quer ao perto quer ao longe, aumentando a precisão do olho humano podendo até ser possível ver focadas as impressões digitais de um dedo ao aproxima-lo significativamente a um dos olhos, coisa que o olho humano só por si não tem capacidade de fazer.

Se só por si estas lentes já são atrativas (principalmente para quem tem dificuldades de visão), quando combinadas com os óculos da empresa compostos por micro-painéis que mostram informações em todos os ângulos de visão proporcionam ao utilizador uma experiencia muito idêntica à dos Google Glass.

No entanto, a Innovega não tenciona comercializar este produto. O objectivo da empresa é apenas comercializar a tecnologia do mesmo a empresas maiores para que as mesmas a comercializem, mas até à data ainda nenhuma empresa demonstrou interesse (pelo menos publico) em adquirir este tipo de tecnologia.

Até que ponto nos estaremos a tornar robôs e deixar de "ser" Humanos?

Deixo-vos com o vídeo criado no ano passado para a apresentação desta tecnologia.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.