Entre os dias 18 e 21 deste mês, jogadores do MOBA Dota 2 tiveram oportunidade de competir contra uma inteligência artificial. Chama-se OpenAI e conseguiu destruir por completo a competição.
A OpenAI ganhou 7,215 combates competitivos, culminando numa taxa de 99.4% de vitórias. A inteligência artificial perdeu apenas 42 jogos e apenas 3 equipas de jogadores humanos conseguiram 3 vitórias seguidas.
Os resultados foram publicados com detalhe através do Twitter. O número total de jogadores humanos foram 30,937 apenas nesse fim-de-semana. As horas de jogo colectivamente gastas totalizam 10 anos de jogos competitivos.
A OpenAI é financiada por Elon Musk sem fins lucrativos. O seu nome completo é OpenAI Five porque consegue jogar jogos de 5 para 5 contra jogadores humanos.
A capacidade da OpenAI é absolutamente insana
A OpenAI é o nome dado à inteligência artficial proveniente do projecto de 'machine learning'. A inteligência aprende jogando correndo um total de 180 anos de jogos contra si própria todos os dias.
Esta foi, infelizmente, a última demonstração pública da inteligência artificial. Escusado será dizer que a OpenAI Five despediu-se da 'fama e fortuna' de uma forma gloriosa, derrotando mais de 30 mil jogadores humanos em apenas um fim-de-semana de jogos.
No entanto, a organização irá continuar a desenvolver a OpenAI por razões óbvias. Não só para continuar a derrotar jogadores do Dota 2 mas para que se possa aprender pela experiência da inteligência artificial.
O gestor do projecto Greg Brockman afirmou que os videojogos são as ferramentas mais utéis para testar a capacidade das inteligências artificiais. O gestor salientou ainda a importância destes jogos de estratégia pois envolvem muito pensamento e reacções rápidas, ideal para treinar as máquinas.
Editores 4gnews recomendam:
- Esta Inteligência Artificial vai analisar-te em entrevistas de emprego
- Tesla lança demo impressionante de piloto automático
- China bane violência, Mahjong e Poker nos videojogos