Instagram volta a copiar o TikTok com esta funcionalidade

Bruno Coelho
Comentar

O Instagram continua na sua senda de copiar funcionalidades que conhecemos de outras redes sociais. As Histórias, que hoje em dia tanto associamos ao Instagram, eram originalmente uma funcionalidade do Snapchat.

Mais recentemente, o Instagram adotou também os Reels. Estes passaram a ter inclusive grande destaque na rede social da Meta (antigo Facebook), e não são mais que uma cópia do conceito de vídeos rápidos dos TikTok em que alternamos num scroll vertical.

Agora o Instagram parece querer ir mais além. Em fevereiro de 2021, o Instagram disse publicamente que estava a trabalhar em Histórias com scroll vertical. Recorde-se que, até agora, este scroll foi sempre feito feito horizontalmente.

Um tweet do analista Matt Navarra mostra-nos os testes que estão a ser feitos na Turquia e Brasil. Na prática, os utilizadores que estão a utilizar esta novidade podem alternar entre Histórias de diferentes utilizadores com scroll vertical. Já o scroll horizontal mantém-se para alternar entre histórias do mesmo utilizador.

Este é um método que pode seguramente poupar-te tempo, se és daqueles que consome habitualmente Histórias no Instagram. Atualmente, para alternar entre Histórias de um mesmo utilizador, damos um toque do lado direito ou esquerdo do ecrã, e fazemos scroll horizontal para mudar de utilizador.

Devemos ter em conta que, por enquanto, não é certo que esta funcionalidade vá chegar a todos os utilizadores. Os testes estão a ser realizados na Turquia e no Brasil, e só depois o Instagram deve decidir se aplica ou não este sistema a todos.

Esta novidade coloca o Instagram a funcionar de forma ainda mais semelhante ao TikTok nas suas Histórias. Entretanto, há pelo menos três mudanças certas no Instagram para 2022, e certamente mais relevantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iOS 15 continua aquém da adoção inicial do iOS 14
  • Apple: parece que o iPhone 14 Pro vai ter mesmo esta característica
  • Xiaomi Redmi Buds 3 Lite ao preço mais baixo! Agarra-os em promoção
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.