Instagram vai ficando cada vez mais "Facebook". Esta é a prova

Bruno Coelho
Comentar

As coisas estão a mudar numa das redes sociais mais utilizadas do mundo – o Instagram. Isto porque o Facebook está a testar uma nova disposição no seu menu inicial.

Numa publicação nas redes sociais, o Instagram partilhou as diferentes versões que está a testar. E o objetivo é seguir os passos do Facebok e colocar a “Loja” ao alcance de todos, mas também dar mais destaque ao “Reels”.

“Estas atualizações representam como as pessoas estão a usar a app e dão amor extra aos criadores, vídeos e compras”, pode ler-se no comunicado da redes social no Twitter.

*Testing, testing* different versions of the home screen. ✨ Open Instagram and you’ll soon see a Reels and Shop tab in one of these layouts. These updates represent how people are using the app and giving extra love to creators, videos and shopping. 🤳📹🛍 pic.twitter.com/Rnyf37ddQb

— Instagram (@instagram) 9 de setembro de 2020

"Loja" terá mais destaque no Instagram

Não é propriamente novidade que o Instagram já estava a testar o Reels neste menu principal em alguns países. Mas agora parece fazer também uma grande aposta na “Loja” junto de mais utilizadores.

Com a emancipação do Reels e da Loja neste menu, nestes testes acaba por poder ser perdida a barra de explorar e a de atividade. Passando estas em alguns dos casos para o canto superior direito da app.

O desejo geral parece ser de que estas alterações não vão para a frente. Embora o Reels possa ser visto como uma aposta natural, colocar a Loja neste menu principal dá cada vez mais uma ideia de “facebookização” da rede social. E isso não abona a seu favor.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.