Instagram vai deixar adicionar links às fotos! Mas não vais gostar do que pedem em troca

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que o Instagram tem lançado várias funcionalidades com o objetivo de expandir e melhorar toda a experiência de "compras online" na sua plataforma, mas a esmagadora maioria destas funcionalidades está apenas disponível para grandes empresas ou influencers.

Agora, graças a uma nova patente registada pelo Facebook, ficámos a saber que uma das mais desejadas funcionalidades por parte dos utilizadores poderá ficar disponível para todos os utilizadores. Durante muito tempo, os milhões de utilizadores do Instagram pedem para que seja possível incluir links na descrição das suas fotos.

Ao que tudo indica, o Instagram poderá finalmente ter encontrado a forma ideal para que possa conceder este desejo aos seus utilizadores. No entanto, é possível que muitos possam não ficar satisfeitos com a forma como esta funcionalidade será implementada.

Instagram vai cobrar por cada link que quiseres integrar nas tuas fotos

Como vemos na imagem da patente, o Instagram poderá começar a apresentar uma opção paga para ativar os links integrados na descrição das fotografias. Desta forma, os links passarão a ser cliváveis caso pagues uma taxa que poderá rondar os €2. Obviamente, tratando-se de uma patente, este valor deverá ser apenas fictício, podendo assumir um valor totalmente diferente quando for lançada a funcionalidade.

Infelizmente não existem mais detalhes sobre a forma como esta nova funcionalidade poderá vir a ser implementada. Ficam no ar várias possibilidades, tal como ser uma opção paga apenas para contas empresariais ou apresentar valores variáveis de acordo com o tipo/dimensão do perfil.

Além disso, é também possível que a funcionalidade acabe por ficar apenas disponível para empresas que não tenham ainda alcançado a dimensão necessária para poderem comercializar os seus produtos diretamente no Instagram.

Ainda que continuem a existir muitas perguntas por responder, esta parece ser a forma mais próxima de uma resposta à já antiga frustração dos utilizadores. Até agora, precisam de recorrer ao já tradicional método do "Link in Bio", onde colocam a indicação para os seguidores visitarem o seu perfil para acederem ao link desejado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram vai ficando cada vez mais "Facebook". Esta é a prova
  • Apple proibiu o Facebook de avisar utilizadores sobre a taxa de 30%
  • Facebook ‘finta’ a Apple e faz referência à polémica do Fortnite
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.