Instagram vai avisar-te quando estiveres prestes a publicar texto ofensivo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A rede social Instagram acaba de anunciar uma nova medida para combater o bullying online. A partir de agora, começarás a ser notificado sempre que estiveres na eminência de publicar uma legenda potencialmente ofensiva.

Quando partilhas uma foto ou vídeo no Instagram, é natural que esta venha acompanhada de uma legenda. De agora em diante, sempre que alguma dessas legendas possua conteúdo potencialmente ofensivo, serás convidado a reconsiderar o texto.

Ou seja, esta nova medida não irá barrar à nascença qualquer comentário mais ofensivo, mas irá alertar os utilizadores para o que estão prestes a publicar. Em vez de utilizar a censura, a rede social passará a ser pedagógica.

Inteligência Artificial está na base desta funcionalidade

Tal como avança o Instagram, este alerta passará a ser possível graças à Inteligência Artificial. Uma ferramenta desenvolvida pela plataforma e que já foi aplicada nos comentários.

Assim sendo, os utilizadores serão notificados de que a sua legenda assemelha-se a conteúdo anteriormente reportado como bullying. Isso certamente os fará pensar duas vezes naquilo que estão prestes a publicar.

Esta nova ferramenta está já disponível em alguns países selecionados. No futuro, todo o globo será abrangido por esta novidade.

Instagram tem-se esforçado no combate ao bullying

Em julho, o Instagram lançou uma ferramenta semelhante ao que hoje noticiamos, porém, aplicada a comentários. Ou seja, sempre que estejas na eminência de publicar um comentário ofensivo, serás notificado para o repensares.

Ainda no que toca a Inteligência Artificial, esta é igualmente capaz de detetar e eliminar legendas com conteúdo ofensivo. Existe ainda uma função que permite aos utilizadores da rede social destacar comentários ofensivos.

Sendo as redes sociais uma das plataformas mais usadas atualmente para a prática de bullying, é natural que as responsáveis se esforcem para combater o fenómeno. Algo no qual o Instagram se tem esforçado constantemente.

Editores 4gnews recomendam:

  • PewDiePie vai "fazer uma pausa" no Youtube em 2020
  • WWE junta-se ao TikTok com as músicas mais famosas dos lutadores!
  • Fusão do Facebook, Instagram e WhatsApp pode não acontecer. Entende porquê
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.