Instagram vai avisar se a tua conta estiver prestes a ser banida

Bruno Coelho
Comentar

O Instagram anunciou mudanças na sua política de desativação de contas. A grande novidade é um processo de notificação que vai ajudar os utilizadores a perceber se a sua conta está em risco de ser apagada.

Como vemos nas imagens partilhadas no comunicado oficial, a notificação de que a conta pode vir a ser apagada surge após várias publicações que não sigam as regras da comunidade. No caso de uma publicação ser removida, o utilizador passa a poder recorrer diretamente na app caso não considere a sua publicação ofensiva.

instagram conta desativada banida
As notificações vais receber se uma publicação for apagada (esq.) ou se a tua conta estiver prestes a ser apagada (dir.)

Em que conteúdo estarão disponíveis os recursos

O Instagram anunciou cinco pontos onde os utilizadores poderão recorrer caso as publicações sejam removidas. Caso este se verifique ter sido removido por erro, o Instagram compromete-se a repor a publicação e retirar a “violação” dos registos da tua conta. Além dos cinco pontos descritos em baixo, os recursos serão estendidos nos próximos meses a mais tipos de conteúdo.

  • Nudez e pornografia;
  • Bullying e assédio;
  • Discurso de ódio;
  • Venda de droga;
  • Políticas que apoiem o terrorismo.

Se até agora qualquer recurso teria de ser feito através do Centro de Ajuda, em breve os utilizadores podê-lo-ão fazer através da app. Isto significa que mais contas poderão ser apagadas no futuro, mas que os utilizadores também estarão alerta se tal estiver perto de acontecer no seu caso.

Objetivo é tornar a plataforma mais segura e civilizada

Tal como se lê no comunicado oficial, o objetivo no Instagram é tornar a plataforma mais segura, mas também mais solidária. Estas mudanças de política vão ao encontro da luta do Instagram para manter a rede social mais civilizada.

Como qualquer rede social, o Instagram enfrenta problemas para manter problemas como o bullying, o discurso de ódio e certas atividades ilegais longe da plataforma. Veremos se estas medidas irão contribuir para a saúde do Instagram no futuro mais próximo.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.