Instagram testa modalidade de subscrição paga para 'ajudar' influencers

Rui Bacelar
Comentar

O grupo Meta (ex-Facebook) tem unificado a experiência de utilização das suas plataformas e redes sociais com o Facebook, Instagram e WhatsApp a serem as mais populares. Agora, o sistema de subscrição mensal já disponível no Facebook desde junho de 2020 começa a chegar também ao Instagram, para já ainda em fase de teste.

O objetivo desta nova funcionalidade passa por permitir aos utilizadores ajudar financeiramente os seus criadores de conteúdo favoritos nas redes sociais. Tal como o coloca o próprio Facebook, as subscrições visam "Ajudar criadores de conteúdos e editores de vídeos a expandirem os seus negócios."

Modelo de subscrições chega em breve também ao Instagram

🎉 Subscriptions 🎉Subscriptions allow creators to monetize and become closer to their followers through exclusive experiences:- Subscriber Lives- Subscriber Stories- Subscriber BadgesWe hope to add more creators to this test in the coming months. More to come. ✌🏼 pic.twitter.com/SbFhN2QWMX

— Adam Mosseri (@mosseri) 19 de janeiro de 2022

Apelidado de Instagram Subscriptions o novo programa permitirá, tal como na plataforma Twitch, apoiar mensalmente os criadores de conteúdo e influencers com um contributo monetário. Segundo as informações divulgadas por Adam Mosseri, tal permitirá aprofundar a ligação entre o criador de conteúdos e os seus seguidores.

Por outro lado, aos assinantes mensais será distribuído conteúdo exclusivo como Lives com os Inscritos, Stories dos Inscritos, bem como os selos para apoiantes / assinantes. Ou seja, um misto de elementos presentes na plataforma Patreon, bem como na Twitch de modo a criar um novo vínculo entre o público e o responsável pela conta de Instagram.

As novidades foram detalhadas recentemente, em vídeo, pelo responsável atual do Instagram, Adam Mosseri, tal como nos mostra o vídeo supra.

Programa de subscrições está em teste nos Estados Unidos da América

Instagram

Atualmente a nova modalidade está ainda em fase de testes com distribuição limitada aos Estados Unidos da América. Aliás, de acordo com a própria rede social, apenas algumas contas e respetivos donos / influencers, já estão a aplicar a modalidade.

A saber, temos as contas: @alanchikinchow, @sedona._, @alizakelly, @kelseylynncook, @elliottnorris, @jordanchiles, @jackjerry, @bunnymichael, @donalleniii, bem como a @lonnieiiv.

Espera-se, contudo, que esta nova modalidade seja gradualmente disponibilizada em novos mercados. Todavia, não temos ainda uma data oficial para a sua disponibilização também na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com