Instagram terá nova funcionalidade para limitar "conteúdos sensíveis"

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Instagram é possivelmente uma das aplicações que mais novidades tem recebido ao longo dos últimos tempos, comprovando o empenho de toda a sua equipa de programadores, em oferecer aos utilizadores a melhor experiência possível. Agora, novas informações apontam para a chegada de uma funcionalidade que irá condicionar a apresentação de "conteúdos sensíveis".

Tal como já se tornou hábito, as novidades foram descobertas por Jane Wong e foram publicadas na sua conta do Twitter. Infelizmente, ainda não existem muitos detalhes sobre como irá funcionar esta nova funcionalidade.

Instagram poderá tornar-se mais "seguro" para utilizadores mais jovens

Wong não encontrou nenhuma descrição mais específica sobre como esta funcionalidade irá realmente funcionar, mas não é muito difícil especular. Ao que parece, poderá chegar ativa de forma padrão, sendo necessário desativar a mesma para ter acesso a todos os conteúdos.

Ainda que não tenha sido confirmado, provavelmente "conteúdos sensíveis" serão todos aqueles que apresentem índices mínimos de exposição corporal, violência ou qualquer outro tipo de conteúdo que poderá afetar utilizadores mais sensíveis. Dependendo dos níveis de rigidez aplicados pelo Instagram, é possível que vários tipos de contas venham a ser prejudicadas por esta nova funcionalidade, como por exemplo modelos.

No entanto, não foi ainda esclarecido como irá funcionar o acesso limitado a "conteúdos sensíveis". É possível que adotem uma estratégia semelhante à do Twitter, que apresenta conteúdos sensíveis desfocados, sendo necessário autorizar a sua apresentação. Por outro lado, podem literalmente filtrar todas as publicações e simplesmente não as apresentar nos feeds dos utilizadores.

Tal como nas restantes situações em que ficamos a conhecer funcionalidades que estão em fase de desenvolvimento, ainda não se sabe quando esta funcionalidade poderá ser lançada para os utilizadores, ou até mesmo se será implementada. Relembro que atualmente, são conhecidas mais duas funcionalidades que poderão chegar ao Instagram a qualquer momento:

  • Modo Incógnito para DMs (Mensagens Diretas)
  • Secção de pesquisa para "Marcas e Famosos"

Editores 4gnews recomendam:

  • Em breve vais poder publicar Stories do Snapchat noutras apps
  • WhatsApp: maior limitação da aplicação vai finalmente desaparecer!
  • Facebook Messenger vai ajudar os teus amigos a seguirem todos os teus passos!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.