Instagram Reels: vê como é o concorrente ao TikTok e que já está disponível

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A rede social TikTok já acusou o Instagram de Plágio face a nova característica chamada "Instagram Reels". Escusado será dizer quem sendo o Instagram do Facebook, podemos esperar uma cópia quase perfeita.

Foi assim com as Stories do Snapchat e muitas outras redes sociais que quiseram criar um impacto mas acabaram copiadas pelas redes sociais do Facebook. As Stories são um exemplo de sucesso. O Instagram é cada vez mais dependente delas.

Como funciona o Instagram Reels

Basicamente temos um autêntico TikTok dentro da aplicação. A grande diferença é que não tens a possibilidade de gravar mais do que 15 segundos.

De referir que também podes fazer upload dos teus clips. Ou seja, podes sempre pegar nos vídeos do TikTok e fazer upload no Instagram Reels.

Tudo o resto é basciamente o mesmo. Tens uma livraria de música conhecida, tens a possibilidade de aplicar filtros e o típico zoom. Ou seja, funciona tal e qual o TikTok com menos tempo e possibilidade de upload ficheiros.

Por fim, os Instagram Reels ficarão dispostos como uma Storie normal. Pelo menos é o que nos parece. Ainda assim, é plenamente plausível que o Instagram crie um espaço só para ela. Tal como tentou com o IGTV.

Como aceder ao Instagram Reel

  • Desliza para o lado na aplicação (como quem vai fazer uma Storie)
  • Abaixo do botão de tirar foto verás "REELS"
  • Logo depois é só escolheres a música e dares asas à imaginação

Esta nova funcionalidade não chega por acaso. Numa altura onde o TikTok é cada vez mais criticado pelo governo americano, que já referiu que a aplicação tem 45 dias para vender o seu negócio à Microsoft para não ser banida, vemos o Facebook a atacar um mercado que não tinha. Algo típico de Zuckerberg.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi dá início a mais uma vaga de atualizações para a MIUI 12! Vê se o teu está na lista
  • Estes são os smartphones Android mais potentes de julho! Xiaomi volta a não ser Rainha
  • Google prepara o lançamento do seu smartphone dobrável
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.