Instagram poderá acabar por abandonar a IGTV! O primeiro passo já foi dado

Vitor Urbano
Comentar

O mundo das redes sociais está cada vez mais competitivo, com "novas caras" como o TikTok a ganharem cada vez mais fãs. Apesar de continuar a manter-se como a mais popular rede social da atualidade, o Instagram precisa de continuar a evoluir a sua plataforma, sendo essa a única forma de garantir que se mantém no topo.

A sua última grande implementação foi a IGTV, destinada claramente para tentar criar um segmento na partilha de vídeos que se colocasse de certa forma entre o YouTube e o TikTok. A IGTV permite aos utilizadores publicarem vídeos mais longos do que nas Stories, mas mantendo um limite de tempo aceitável. Mas, a popularidade alcançada até agora está longe dos valores desejados.

Instagram IGTV

Depois de ter lançado a IGTV em junho de 2018, os primeiros indícios de que o Instagram poderá acabar por abandonar este projeto já começaram a vir à superfície. De forma bastante discreta, decidiram remover o irritante ícone colorido da IGTV do feed principal do Instagram, deixando assim de publicitar a sua própria plataforma.

IGTV instalada apenas por uma "migalha" dos utilizadores do Instagram

Já se passou cerca de ano e meio desde que foi lançada, e não parece existir muitas dúvidas quanto ao fracasso da IGTV. Desde que foi lançada em junho de 2018, a IGTV conseguiu apenas alcançar cerca de 7 milhões de downloads. Ainda que este possa parecer um número impressionante, é importante realçar que o Instagram tem mais de mil milhões de utilizadores.

Em vez de apostar na integração desta nova plataforma na sua aplicação principal desde início, o Instagram achou por bem criar uma App independente. Ainda que não seja possível afirmar com certeza, esse poderá mesmo ter sido o seu "calcanhar de Aquiles" durante a sua fase inicial.

Instagram IGTV

De acordo com um representante do Instagram, apenas removeram o ícone porque os utilizadores parecem praticamente não o utilizar. Afirmam que a descoberta de conteúdo IGTV é feita através de pré-visualizações no feed, na aba de descoberta ou através da App independente.

Visto que a IGTV já está totalmente integrada na App principal de Instagram, não seria de estranhar se a empresa decidisse terminar o suporte para a aplicação independente da IGTV. Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente, os resultados obtidos pela IGTV continua a ficar muito aquém das expectativas, deixando no ar a possibilidade do serviço ser encerrado por completo.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.