Instagram não tem políticas contra 'DeepFakes', confirmou o chefe da rede social

Vitor Urbano
Comentar

Na semana passada o Instagram esteve no centro das atenções, depois de ter sido publicado um vídeo 'DeepFake' de Mark Zuckerberg. A grande polémica surgiu depois do vídeo não ter sido removido da plataforma, continuando disponível.

Durante uma entrevista ao CBS This Morning, Adam Mosseri — Chefe do Instagram — revelou o motivo pelo qual o vídeo não foi removido. O Instagram não tem nenhuma política contra 'DeepFakes', por isso o vídeo continuo disponível. De acordo com Mosseri, seria inapropriado remover o vídeo simplesmente porque Zuckerberg é o CEO do Facebook.

O que é um vídeo 'DeepFake'

Estes são vídeos criados recorrendo a tecnologias de inteligência artificial, que permite mostrar pessoas a realizar ações ou dizer coisas que nunca aconteceram.

O conceito de DeepFake tem evoluído exponencialmente durante os últimos anos, com a tecnologia envolvida a conseguir obter cada vez mais, resultados impressionantes. Hoje em dia, é possível criar um vídeo 'DeepFake' utilizando apenas a fotografia de uma pessoa, sendo possível criar uma animação extremamente realista.

Um bom exemplo disso é o recente vídeo 'DeepFake' onde utilizaram uma fotografia de Rasputin, e conseguiram criar uma animação dele a cantar a popular música 'Halo' da Beyonce.

Medidas contra os 'DeepFakes' poderão chegar em breve ao Instagram

Atualmente, não existe nada nos termos e condições do Instagram que afete diretamente os vídeos 'DeepFakes'. Por isso, a menos que determinado vídeo quebre qualquer uma das restantes regras, vídeos deste género não serão removidos da plataforma.

Adam Mosseri confirmou que estão a ponderar se querem, ou não, desenvolver regulamentos contra 'DeepFakes', mas que essa não é a sua prioridade.

A grande prioridade do Chefe do Instagram é conseguir aceder muito mais rapidamente a este tipo de conteúdo que possa violar as regras de utilização da rede social. Apenas desta forma, será possível impor de forma eficaz qualquer possível regulamento a ser decretado no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.