Instagram lança função que limita o tempo de utilização da rede social

Carlos Oliveira
Comentar

O grande responsável pela rede social Instagram acaba de anunciar a próxima grande novidade a ser introduzida na plataforma. Esta tem por objetivo moderar o tempo que os utilizadores despendem com a sua aplicação.

A nova funcionalidade chama-se "Take a Break" ou "Faz uma pausa" e não podia ser explicativa do seu propósito. Será disponibilizada para a aplicação do Instagram no Android e iOS, primeiramente em fase de testes.

Testing “Take a Break” 🧑‍🔬We started testing a new feature called “Take a Break” this week. This opt-in control enables you to receive break reminders in-app after a duration of your choosing.I’m excited to dig into the results & hopefully launch this sometime in December. ✌🏼 pic.twitter.com/WdSTjL6ZdH

— Adam Mosseri 😷 (@mosseri) 10 de novembro de 2021

Instagram limita o tempo de utilização da sua aplicação com a "Take a Break"

Cientes da dependência que muitos utilizadores têm atualmente das redes sociais, a Instagram toma esta medida com o intuito de acautelar esse flagelo. Ademais, o responsável pela rede social afirma que esta novidade foi concebida a pensar na saúde metal dos seus utilizadores.

Com efeito, será o próprio utilizador a definir os tempos máximos durante os quais pretende ter um consumo contínuo do conteúdo publicado no Instagram. As opções oscilarão entre os 10, 20 ou 30 minutos.

Atingido o patamar definido pelo utilizador, este receberá um lembrete a dar conta disso mesmo. Fica por esclarecer se será apenas um lembrete ou se serão impostas medidas restritivas ao consumo do conteúdo do Instragam quando esgotado o tempo.

O impacto desta novidade poderá ser limitado em razão da forma como foi concebido e enviado para os utilizadores. Trata-se de uma medida opcional, ou seja, terá de ser o utilizador a habilitar esta funcionalidade.

Talvez pudesse mais eficaz caso fosse uma funcionalidade habilitada por defeito na Instagram. Nesse caso, seriam dadas aos utilizadores as ferramentas necessárias para desativar a função ou personalizar os tempos para o consumo de conteúdo.

Versão de testes começa ainda esta semana

Por enquanto, a funcionalidade "Take a Break" está em regime de teste e será disponibilizada para um pequeno grupo de utilizadores para avaliação. Significa que nem todos a receberão já e aos que a receberem a Instagram solicita o seu feedback.

A esperança do responsável pela rede social é que esta funcionalidade seja aprimorada nos próximos meses. É sua convicção que uma versão definitiva desta funcionalidade possa ser libertada para todos os utilizadores em um ou dois meses.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.