Face à popularidade repentina da Inteligência Artificial e os robôs de conversa ou chatbots com IA, em pouco tempo surgirão também soluções de IA generativa. Na prática, capaz de gerar imagens com base nos critérios definidos pelo utilizador, inclusive fotos digitais.
Posto isto, em pouco tempo começaram a chegar ao Instagram - bem com a várias outras redes sociais - várias imagens de pessoas aparentemente reais, mas que na prática não passam senão do resultado da IA generativa. Ora, o grupo Meta começará a sinalizar essas mesmas imagens criadas pela Inteligência Artificial para não existirem engodos na rede social.
Fotos geradas pela IA serão sinalizadas como tal no Instagram
Sempre que estivermos a ver uma imagem gerada pela Inteligência Artificial a rede social apresentará uma etiqueta identificando-a como tal. Esta é a premissa ora apresentada pela plataforma detida por Mark Zuckerberg de modo a clarificar este quesito que começa a preocupar alguns utilizadores da rede social.
As novidades foram apontadas pelo utilizador do Twitter, Alessandro Palluzi que se deparou com este aviso na sua página de Instagram, provavelmente parte de um grupo de testes beta. Ainda assim, estes avisos devem começar a ficar disponíveis em mais regiões de modo a acautelar os interesses dos utilizadores.
Desde modo, sempre que o utilizador da rede social for exposto a uma imagem, a uma qualquer publicação gerada pela "máquina" e não por um ser humano, terá noção disso mesmo. O fenómeno estaria a crescer ao ponto de preocupar os executivos da tecnológica norte-americana.
Já não arriscarás um gato por lebre no Instagram
O objetivo passa por evitar engodos, campanhas publicitárias com desígnios menos nobres, entre outros scams que continuam a proliferar nas redes sociais. Com efeito, este continua a ser um dos riscos na utilização do Instagram, Twitter, entre outras redes.
Importa notar que o utilizador poderá sinalizar, voluntariamente, uma determinada publicação como gerada pela IA. Alternativamente, a Meta procederá, ela mesma, a essa verificação e subsequente indicação por meio de uma etiqueta para o efeito.
Em todo o caso, estes conteúdos gerados pela IA são bastante debatidos junto da comunidade online. Certo é que as suas capacidades e os seus resultados são impressionantes, conseguindo-se obter o mais variado leque de resultados.
Entre o fascinante e o preocupante, as linhas gerais da IA Generativa
Por outro lado, estas criações representam um precedente algo preocupante. Isto porque acabam por traçar uma linha muito difusa entre o trabalho feito por humanos e a "imaginação" das máquinas.
Mais ainda por estas máquinas estarem em aprendizagem contínua e poderem operar uma concorrência desleal face aos humanos. A partir daqui levantam-se também novas questões sobre Direitos de Autor, bem como da própria privacidade dos utilizadores.
Será mais uma salvaguarda para os utilizadores de redes sociais
Existem, de momento, várias lacunas legais no que diz respeito à Inteligência Artificial e o seu impacto na sociedade civil. Algo que é atualmente estudado e alvo de trabalho junto do legislador da União Europeia.
Por fim, até que uma nova regulação europeia seja efetivamente aplicada, vemos como positiva esta ação do grupo Meta a aplicar-se no Instagram e possivelmente também no Facebook a seu tempo. Em suma, será uma nova salvaguarda para o utilizador comum das redes sociais, algo que só podemos aplaudir caso funcione como promete efetivamente funcionar.
Editores 4gnews recomendam: