Influenciadores do Instagram são prioridade na vacinação contra a COVID-19

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Na Indonésia, um dos países asiáticos mais afetados pela pandemia de COVID-19, influenciadores do Instagram foram integrados na primeira remessa de vacinas a ser disponibilizada, lado a lado com os membros do sistema de saúde.

Esta foi uma estratégia deliberada por parte do governo, que precisou de tentar encontrar forma alternativas de conseguir convencer a sua população para receber de braços abertos a vacina. A vacinação do influenciador Raffi Ahmad, que tem quase 50 milhões de seguidores no Instagram, foi transmitida em direto na rede social, onde acrescentou a mensagem "Graças a Deus a vacina... Não tenham medo das vacinas."

Estratégia do governo da Indonésia para escolher influenciadores do Instagram é fácil de explicar

Ainda que possa ser uma decisão que facilmente iria gerar grande polémica, não é certamente difícil explicar esta ideia implementada na Indonésia.

Apesar de ser um dos países asiáticos mais afetado pela pandemia, contabilizando já mais de 25.000 fatalidades, um inquérito realizado no final do ano revelou dados preocupantes sobre como a sua população olha para as vacinas. O inquérito revelou que 37% das pessoas estaria disposta a ser vacinada, enquanto 40% pensaria na possibilidade e 17% iriam simplesmente recusar.

Considerando que a Indonésia é um dos países mais ativos em várias redes sociais, o governo decidiu recorrer a alguns das suas personalidades com mais seguidores para tentar moldar a opinião do seu povo.

Outra das medidas que vão certamente ajudar na aceitação da vacina da COVID-19 é o facto do concelho islâmico ter decretado que esta é uma vacina halal, permitindo assim que os muçulmanos possam receber a vacina.

No entanto, parece que a iniciativa não está a ter os efeitos desejados, visto que Raffi Ahmad foi visto numa festa com amigos poucas horas após ter recebido a vacina, sem estar a usar máscara e sem praticar distâncias de segurança. Obviamente, a controvérsia não demorou a instalar-se e tanto o influenciador como o governo estão a ser pesadamente criticados.

A notícia foi avançada pela Reuters e, podes ver o vídeo na sua página oficial aqui.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cyberpunk 2077: foi criada uma demonstração falsa em 2018 para enganar os fãs!
  • iPhone 13 marcará o regresso de uma tecnologia muito pedida pelos utilizadores
  • Signal e Telegram 'sofrem' com o êxodo do WhatsApp
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.