Home Informática

Análise: Impressora Epson Expression Premium XP-6000

Hoje em dia é uma comodidade muito apreciada, a mobilidade e dispensa de cabos. Aqui, a Epson Expression Premium XP-6000 brilha.

Epson Expression Premium XP-6000Epson Expression XP-6000 impressora review análise
Analisamos agora esta impressora multi-funções.

Sendo certo que todo o nosso trabalho assenta cada vez mais na cloud e cada vez menos em formato físico, por vezes precisamos de algo em papel. Aliás, continua a existir imensa informação que carece de impressão, do formato físico e de estar assente no papel, seja em casa ou mesmo no escritório. É aqui que entra esta impressora, a Epson Expression Premium XP-6000.

Esta impressora multifunções conquista logo pelo seu formato compacto, sendo perfeita para qualquer setup minimalista, estando disponível em Preto. Mais ainda, as suas linhas discretas tornam-na bem elegante para uma impressora. Mais concretamente mede 34,9‎ x 34 x 14,2cm. Pesa 6.6kg com acabamentos em plástico e diferentes texturas.

Vê ainda: iPhone vs Android: São cada vez mais os que utilizam o smartphone da Apple

A fabricante cedeu-nos esta impressora Epson Expression Premium XP-6000 para teste a este multifunções 3 em 1. Poderás fazer cópias, digitalizar documentos e / ou fazer impressões a jato de tinta. Pode também imprimir CD’s, imprimir fotografias com muito boa qualidade ou o típico documento em formato A4. Utiliza um total de 5 tinteiros – Epson 202 / 202XL.

Podemos resumir esta impressora Epson Expression Premium XP-6000 como sendo ideal para impressões rápidas e impressões de fotos ocasionais. Todavia, é uma impressora que se enquadra perfeitamente nos setups mais minimalistas com um look muito discreto e bem conseguido. Mais ainda, é nas conectividades onde brilha, sendo desde logo compatível com ambos os sistemas Windows e Mac.

Análise à Epson Expression Premium XP-6000

E se há algo que efetivamente gostamos nesta impressora foi a velocidade de impressão de documentos de texto. Em seguida, após vários meses de uso, seria a impressão automática frente e verso que se destacaria, seja pela comodidade ou poupança de papel. Já para a impressão casual de uma ou outra fotografia ficaríamos igualmente muito satisfeitos com a qualidade da mesma.

Compacta e muito bem equipada com bons acabamentos

Ainda assim, e porque nenhum produto é perfeito, importa desde já frisar que existem alguns pontos que deixaram a desejar. Apesar de este ponto ter melhorado, assim que ligas a impressora tens que esperar algum tempo até que possas começar a imprimir. Ainda assim, a situação melhorou com uma atualização de firmware (software de sistema) para a versão NU28I2. Outro ponto que deixou a desejar foi o consumo de tinta em tarefas rotineiras como o alinhamento / limpeza das cabeças de impressão, verificações, entre outras.

Características técnicas – Epson Expression Premium XP-6000

Enquanto impressora multifunções para uso doméstico, a Epson Expression Premium XP-6000 é simples, compacta e permite-te imprimir, digitalizar e copiar. É ainda capaz de imprimir fotografias e CD’s.

Destaca-se pela facilidade de utilização. Basta tirar da caixa, remover todas as proteções, colocar papel, instalar os tinteiros. Em seguida toda a configuração pode ser feita através do seu painel LCD a cores (não touch) e com cerca de 6cm de diagonal. A impressora tem uma interface (UI) de utilização extremamente simples, intuitiva e guia o utilizador nas tarefas simples às mais delicadas.

Não podia ser mais simples “dominar” e utilizar esta impressora

Epson Expression Premium XP-6000 Epson Expression XP-6000 impressora review análise
Ecrã a cores com um painel de ângulo ajustável. Interface simples e botões de navegação práticos.

Algo da mais extrema importância e um forte ponto a favor é a conexão Wi-Fi. Mais ainda, a conexão Wi-Fi Direct para que possas utilizar qualquer smartphone, tablet ou computador ligado à tua rede para dares uma ordem de impressão. Isto é, não precisas sequer de utilizar a sua conexão USB ou Bridge, caso não queiras. Hoje em dia é uma comodidade muito apreciada, a mobilidade e dispensa de cabos. Aqui, a Epson Expression Premium XP-6000 brilha.

Cabos? Para quê? Conexão Wi-Fi Direct e App para Android / iOS

Confesso que durante os vários meses em que a utilizei antes de alinhar este artigo raramente conectei o meu MacBook Air via cabo USB à impressora. Então depois de ter instalado a App (aplicação) Epson Print pude simplesmente imprimir o que bem desejasse a partir do smartphone / tablet, etc. Alternativamente também podes usar a PictBridge ou o Apple AirPrint e/ou Google Cloud Print.

  • Aplicação Epson Print na Google Play Store para Android – AQUI
  • Aplicação Epson Print na App Store para iOS (iPhone / iPad) – AQUI
Epson Expression Premium XP-6000 Epson Expression XP-6000 impressora review análise
Através da App para dispositivos móveis tens acesso ao painel de controlo da impressora.

Através da aplicação para dispositivos móveis, porventura simples de utilizar, tens acesso ao painel de controlo da impressora. Aqui podes ver s níveis de tinta, dar ordem de execução de limpeza das cabeças, verificação dos jactos ou atualizar o firmware.

Impressora feita a pensar nos dispositivos móveis

Recomendo que ligues a tua impressora à rede Wi-Fi local antes de instalar e abrir a App. Depois disso, ao abrir a App, o processo de seleção da impressora será muito mais fácil pois encontrarás logo a Epson Expression Premium XP-6000.

O melhor de tudo? Podes digitalizar documentos, imagens, etc para o dispositivo móvel (memória interna) ou vice-versa. Com efeito, podes imprimir qualquer conteúdo do teu smartphone ou tablet na Epson Expression Premium XP-6000. O mesmo se aplica à impressão a partir do cartão de memória / Pen USB ou a digitalização para o referido cartão ou Pen. Faltou apenas a conectividade NFC para uma configuração ainda mais rápida mas é algo facilmente contornável.

Impressão na Epson Expression Premium XP-6000

Não fosse uma impressora feita para imprimir, nesta Epson Expression Premium XP-6000 destaca-se a velocidade e silêncio na impressão de texto. Relativamente à resolução máxima da impressão temos aqui 5760 x 1440 dpi. Já relativamente à velocidade máxima de impressão a marca aponta 15,8 páginas por minuto em monocromático (papel comum 75 g/m²). Já para impressões a cor temos 11,3 páginas/min (papel comum 75 g/m²).

No tabuleiro para folhas, na parte inferior da impressora, podes colocar 100 folhas de papel comum ou 20 folhas para fotografia. Suporta os formatos A4, A5, A6, B5, No. 10 (envelope), carta, 10 x 15 cm, 13 x 18 cm, 16:9, 9 x 13 cm, 13 x 20 cm, 20 x 25 cm, C6 (envelope), DL (envelope). Destaca-se por fazer impressão frente e verso apenas para papel A4.

Digitalização

Quando precisares de digitalizar algo na Epson Expression Premium XP-6000 poderás fazer uso do seu painel superior de digitalização. Este digitaliza Contact image Sensor (CIS) 1200 x 4800 dpi (horizontal x vertical).

Tinteiros

A Epson Expression Premium XP-6000 possui 5 tinteiros separados, cartuxos Epson 202 / 202XL. Dois de tinta Preta, um Amarelo, um Magenta e um Ciano.

Acessórios na Caixa

A impressora Epson Expression Premium XP-6000 vem extremamente bem protegida e acomodada na sua embalagem. Aí dentro encontrarás o manual de iniciação ou instruções rápidas. Terás também o cabo de alimentação / corrente e o respetivo CD com software para instalação.

Conclusão

É um produto de gama média/alta que prima pela facilidade de utilização, sem necessidade de configurações demoradas ou complicadas. Através do teu smartphone / tablet podes controlar todos os seus aspectos. É extremamente discreta com um look muito apelativo e minimalista.

É ideal para o utilizador que faça impressões ocasionais, sobretudo para documentos onde a impressora se destaca pelo silêncio e velocidade de impressão. Para fotos surpreende pela qualidade mas claro, não é algo que queiras fazer todos os dias. Por último, o facto de ter tinteiros independentes acaba por ser também uma mais valia.

A Epson Expression Premium XP-6000 encontra-se disponível no mercado nacional a partir de 105€. A 4gnews agradece à Epson a cedência do equipamento para análise.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Cereus: Novo smartphone passa por benchmark

Apple reparará gratuitamente Apple Watch 2 com problemas de bateria

OnePlus 6 volta a ser referido em Azul e com Dash Charge V2

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).