HTC vive VR 4gnews 2

A realidade virtual tem vindo a ser uma aposta regular por parte de diversas marcas no decorrer do último ano. Tivemos oportunidade de assistir ao lançamento de uma panóplia de produtos de empresas como a HTC com o HTC Vive, a Samsung mais recentemente com o Samsung VR ou a LG que divulgou um produto de realidade virtual em simultâneo com o seu novo smartphone topo de gama, o LG G5.

Se até agora (quase) apenas se falou na indústria das telecomunicações, chegou a altura de falarmos um pouco acerca de outros mercados onde a realidade virtual irá, à partida, desempenhar um papel importante no futuro.

   

Vê ainda: 4gnews Podcast, como instalar no Android/iOS e ouvir online e offline (Vídeo)

Esta semana o TechCrunch trouxe-nos novidades para o segmento do mobiliário, mais precisamente da parte da gigante sueca IKEA que apresentou recentemente um programa piloto, consistindo numa aplicação para o HTC Vive onde o utilizador poderá vaguear por uma cozinha, mudar as cores dos armários, juntamente com mais algumas opções que prometem providenciar uma experiência mais imersiva no que à escolha de produtos da empresa sueca diz respeito.

IKEA VRApesar de ser ainda ser limitada, a aplicação já consegue oferecer uma excelente perspetiva do rumo que a indústria pretende tomar daqui para a frente. As possibilidades, quando se trata da introdução de realidade virtual, passam a ser praticamente ilimitadas, oferecendo um pequeno vislumbre do que o futuro nos reserva.

Imaginem poder escolher que produtos desejam para a vossa nova casa diretamente a partir de um dispositivo de realidade virtual. Melhor ainda, imaginem conseguir ter uma perspetiva exata de como é que o vosso novo armário irá ficar na cozinha, sem ter que o lá colocar. A ideia é, sem dúvida, impressionante.

Em comunicado oficial, o IKEA (fonte) afirma que “A realidade virtual está a progredir rapidamente e, entre cinco a dez anos, será uma parte integrante na vida das pessoas. Nós achamos que a realidade virtual irá desempenhar um papel crucial no futuro dos nossos consumidores. Por exemplo, um dia, poderá ser utilizada para possibilitar aos consumidores tentarem uma enorme variedade de decorações antes de as adquirir”.

Esta é apenas mais um exemplo do poder que a realidade virtual detém, que irá certamente continuar a crescer ao longo dos próximos anos.

Talvez queiras ver:

Artigo elaborado por Bernardo Fonseca

Viatechcrunch
FonteIKEA
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.