HyperOS: os 4 pilares do novo (e promissor) sistema da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

O HyperOS da Xiaomi é uma das grandes surpresas de 2023, prometendo unir a experiência de utilização entre smartphones, tablets, smartwatches e vário equipamentos IoT para o lar. É, de longe, uma das novidades mais cativantes e mais promissoras da marca.

Focado em quatro objetivos principais: Refatoração de Baixo Nível, Conectividade Inteligente Transversal, Inteligência Proativa e Segurança de Ponta a Ponta, o Xiaomi HyperOS promete uma nova experiência do utilizador.

Em primeiro lugar, o Xiaomi HyperOS será pré-instalado nos Xiaomi 14 Series, Xiaomi Watch S3, Xiaomi TV S Pro 85" MiniLED e outros dispositivos nos mercados domésticos.

1, Refatoração de Baixo Nível: libertar todo o potencial dos dispositivos Xiaomi

Xiaomi HyperOS

A Xiaomi alcançou um crescimento notável ao longo dos últimos 13 anos, expandindo-se de apenas 100 utilizadores para impressionantes 1,175 mil milhões de utilizadores em todo o mundo. Isto com um catálogo de produtos que abrange atualmente mais de 200 categorias.

Na era da Internet das Coisas (IoT), a Xiaomi enfrentou o desafio único de navegar nas complexidades resultantes da multiplicidade de sistemas operativos e dos desafios de interoperabilidade entre vários ecossistemas.

Esta experiência levou a Xiaomi a inovar para além de tudo o que foi visto antes, resultando na criação do novo Xiaomi HyperOS. Em desenvolvimento desde 2017, o Xiaomi HyperOS foi desenhado para trazer coerência ao panorama da IoT.

A sua missão é unificar todos os dispositivos do ecossistema numa única estrutura de desenvolvimento integrado. O objetivo final passa por proporcionar um desempenho de dispositivos de topo, garantir uma experiência de utilizador consistente e facilitar a conectividade perfeita entre todos os dispositivos Xiaomi.

O núcleo do Xiaomi HyperOS é formado pelo Linux e pelo sistema Xiaomi Vela, desenvolvido internamente. A sua compatibilidade excecional e capacidade de gestão precisa de recursos do sistema permitem que cada dispositivo tenha um desempenho ideal.

A camada subjacente do Xiaomi HyperOS suporta mais de 200 plataformas de processadores e mais de 20 sistemas de ficheiros padrão, cobrindo centenas de tipos de dispositivos e milhares de SKUs. Permite uma configuração, operação e implementação flexíveis de acordo com os requisitos de hardware.

A gama de tamanhos de RAM de dispositivos compatíveis abrange desde 64 KB até 24 GB. Seguindo o princípio de configurar apenas os recursos necessários com base nos diferentes requisitos de hardware. Aqui juntamente com a eliminação de repetições e compressão de ficheiros na camada de I/O (Entrada/Saída) subjacente.

Por isso, o Xiaomi HyperOS é naturalmente leve: o firmware do sistema nos smartphones ocupa apenas 8,75 GB, uma melhoria significativa em relação aos concorrentes.

O Xiaomi HyperOS possui capacidades de agendamento refinadas que podem comandar hardware e tarefas de forma precisa em cenários diversos e complexos.

Isso é alcançado através de meios técnicos como ajuste dinâmico da prioridade das threads e avaliação dinâmica do ciclo das tarefas, resultando num desempenho e eficiência energética otimizados.

A execução de jogos mais exigentes num smartphone equipado com o Xiaomi HyperOS permite uma taxa de frames mais estável e um consumo de energia mais baixo. Isto em comparação com o Android padrão e outros sistemas operativos altamente personalizados.

Em dispositivos leves com poder de processamento limitado, as vantagens de agendamento do Xiaomi HyperOS são ainda mais evidentes. Na prática, suporta a divisão de tarefas entre múltiplas unidades de processamento para processamento cooperativo, o que maximiza o desempenho do hardware.

Além disso, o Xiaomi HyperOS passou por uma extensa reestruturação de módulos técnicos, incluindo o sistema de ficheiros, gestão de memória, subsistema de imagem e sistema de rede.

Todos com o objetivo de aproveitar e otimizar eficazmente as várias capacidades de hardware de diferentes dispositivos, proporcionando assim um desempenho otimizado.

2. Conectividade Inteligente Transversal – HyperConnect leva a conectividade para o próximo nível

Xiaomi HyperOS

Para além da busca da excelência no desempenho individual, o Xiaomi HyperOS rompe com as limitações das arquiteturas convencionais de sistema.

No seu núcleo, um inovador framework de Conectividade Inteligente Transversal, o HyperConnect, lidera o caminho, facilitando uma rede em tempo real entre uma diversidade de dispositivos.

Com um centro de dispositivos integrado, os utilizadores podem agora controlar ativamente quase toda a sua gama de dispositivos conectados. Na prática, permitindo-lhes monitorizar e gerir sem esforço o seu ecossistema interligado a partir de qualquer lugar, seja em casa, em viagem ou no trabalho.

Isso marca uma nova era de conveniência e eficiência para os utilizadores, pois podem identificar e operar todos os dispositivos dentro do seu ecossistema Xiaomi de forma contínua.

O Xiaomi HyperOS harmoniza todos os dispositivos conectados, permitindo que o software se adapte às necessidades do utilizador.

É possível alternar facilmente entre fontes de câmara durante videoconferências, aceder às câmaras dos automóveis a partir do telemóvel, aceder à câmara traseira do smartphone enquanto se utiliza um tablet. Aliás, ou até um portátil e até ligar o tablet à internet através do smartphone.

Além disso, as aplicações, o conteúdo da área de transferência e as notificações podem ser movidos facilmente entre dispositivos, conforme as necessidades do utilizador.

3. Inteligência Proativa - permitir que os dispositivos entendam as intenções do utilizador

Xiaomi HyperOS

Na era da IoT, a conectividade entre dispositivos e a integração de capacidades é essencial.

O Xiaomi HyperOS leva isso ainda mais longe, incorporando um subsistema de IA que suporta tecnologias avançadas de IA, permitindo que os dispositivos ajudem os utilizadores de forma proativa.

O HyperMind é o centro cognitivo do ecossistema de dispositivos da Xiaomi, introduzindo conexões inovadoras entre dispositivos na era da 'inteligência proativa'. Isso permite que os dispositivos compreendam proactivamente as necessidades do utilizador e ajam de acordo.

O HyperMind utiliza as quatro capacidades percetivas dos dispositivos – ambiente, visão, som e comportamento – para aprender as necessidades do utilizador e adaptar automaticamente os dispositivos às suas necessidades.

Por exemplo, se um utilizador acende sempre a luz da sala ao desbloquear a sua fechadura inteligente, o HyperMind irá iluminar automaticamente o espaço depois de aprender este padrão, após a autorização do utilizador.

Esta inovação simplifica a complexa conectividade entre dispositivos e reduz os custos tradicionais de aprendizagem automática, permitindo aos utilizadores desfrutar da conveniência da conectividade de dispositivos. Isto sem a necessidade de compreender lógicas intrincadas ou mecanismos de ativação.

4. Segurança de Ponta a Ponta – Proteger os utilizadores em todas as situações

Xiaomi HyperOS

A marca aponta ainda a privacidade e a segurança do utilizador como base de todas as experiências do utilizador. Por isso, afirma estar empenhada na melhoria contínua nesta área.

O TEE (Trusted Execution Environment) desenvolvido internamente pela Xiaomi serve como a base do nosso subsistema de segurança.

A operar em hardware dedicado, este sistema operativo de segurança isolado é construído com o propósito de proteger informações sensíveis. Aqui abrangendo uma ampla gama de funcionalidades de segurança em smartphones e dispositivos AIoT, como biometria, palavras-passe e bloqueios de ecrã.

O Xiaomi HyperOS coloca um foco supremo na segurança, estendendo a sua proteção não apenas a dispositivos individuais, mas também a módulos de segurança interconectados.

Este TEE baseado em módulos de segurança interconectados assegura a confiança mútua entre dispositivos na rede. Já para reforçar ainda mais a segurança de toda a rede, o Xiaomi HyperOS emprega a encriptação de ponta a ponta através do TEE para a transmissão de dados entre dispositivos.

Por fim, a Xiaomi HyperOS adere ao princípio do código aberto, promovendo ativamente um ecossistema de software aberto. Assm, dando as boas-vindas a parceiros para se juntarem à marca, na criação de um ecossistema inteligente e na oferta de uma melhor experiência de utilizador em conjunto.

Human-centric technology is the core of Xiaomi. All your needs are complete in this smart ecosystem of personal devices, cars, and home products. #XiaomiHyperOS pic.twitter.com/fTgnLoqtiD

— Lei Jun (@leijun) 24 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.