A Huawei acaba de renovar a sua linha de wearables Watch GT. A chamada sexta geração traz novidades e foca-se em informar-te sobre o teu bem-estar geral e também emocional, além de te pôr a mexer. Conto-te agora toda a minha experiência com o novo Huawei Watch GT 6.
Design e conforto na utilização
Assim que abrimos a caixa do Huawei Watch GT 6, vimos o smartwatch em todo o seu esplendor. O dispositivo vem acompanhado de uma base para carregamento magnético.
Mantém a estética da geração anterior, com alguns pequenos ajustes. Aqui não há grande novidade, com alguma pena nossa. O mostrador redondo está ligeiramente elevado para melhor a visualização dos conteúdos.
O modelo em teste é a variante de 41 mm que conta com um ecrã de 1,32 polegadas que fornece 3.000 nits de brilho máximo. O que significa que lida bastante bem com a luz solar; consegui sempre visualizar bem as métricas mostradas no ecrã. É igualmente responsivo, portanto, nada a assinalar.
Estão disponíveis várias braceletes para o modelo, desde pele vegan até ao conhecido fluoroelastómero – uma espécie de silicone maleável e resistente. O Watch GT 6 pesa apenas 37,5 gramas. O resultado? É muito confortável de usar, tanto quando praticas desporto como quando estás a dormir.
Conta também com as certificações 5ATM, IP68 e IP69 para resistência a água e poeira. Podes levá-lo para todo o lado, com segurança. Em resumo, com mudança bastante subtis no design, o Watch GT 6 fornece muito conforto na utilização e o brilho máximo de 3.000 nits faz deste o smartwatch ideal para ir para a rua.
Saúde e desporto

Na saúde, algumas novidades a destacar. A integração de monitorização da variabilidade da frequência cardíaca que te informa sobre a saúde do teu coração, mas também ajuda a melhorar a eficiência da recuperação, após uma sessão de treino.

E agora o algoritmo que analisa as emoções foi também melhorado. O Watch GT 6, analisando os níveis de stress, diz-te se estás tranquilo, chateado ou com uma disposição neutra. No meu caso, funcionou às mil maravilhas, ainda que a disposição não fosse a melhor.
O GPS está também mais preciso, graças a uma atualização no hardware. O que permite fornecer métricas mais exatas. Destaque para os modos esqui e ciclismo. Devido à estação do ano em que estamos, não conseguimos testar o primeiro, mas o segundo foi melhorado, fazendo até cálculos das elevações que temos de superar.
Também há um recurso que permite juntar um grupo de amigos para uma volta de bicicleta. Mas essa funcionalidade não está disponível no lançamento; só chega em novembro.
O Huawei Watch GT 6 consegue dar-te informações relevantes não só durante a prática de exercício físico e consequente recuperação, como te mostra como vai a tua saúde física e emocional, em tempo real.
Autonomia e outros mimos
Uma das grandes e boas atualizações do Huawei Watch GT 6 foi operada na autonomia. Este modelo dobra a vida útil de bateria, face ao seu antecessor. Agora fornece 14 dias de utilização típica. Pelos meus testes, verificaram-se os tempos anunciados pela marca.
A Huawei mantém nesta geração a compatibilidade universal. Tenhas um smartphone Android, iOS ou HarmonyOS podes emparelhar os equipamentos à vontade; aqui também não há recursos exclusivos para smartphones Huawei, o que atualmente é uma mais-valia.
A interface é já uma velha conhecida e inclui os anéis de atividade que motivam a prática de um estilo de vida mais ativo. Como novidade, o Watch GT 6 tem agora deteção de queda e chamada SOS. À semelhança da concorrência já permite pedidos de ajuda, se o utilizador estiver em dificuldades.
E tal como o “primo” Watch 5, o Watch GT 6 também permite fazer pagamentos por NFC em Portugal. O processo é simples. Há que associar um cartão bancário à app Quicko, previamente instalada no smartphone. Esta aplicação tem um funcionamento semelhante ao da Revolut. Quando tudo estiver instalado, basta encostar o ecrã do GT 6 ao terminal bancário para fazer o pagamento. Testámos e funciona bem.
Para quem é o Huawei Watch GT 6?
O novo Watch GT 6 da Huawei foi concebido para três tipos de público:
- Utilizadores que gostam de acompanhar parâmetros de saúde e bem-estar emocional;
- Utilizadores praticantes de atividade física, sobretudo da modalidade de ciclismo;
- Utilizadores que dão prioridade à autonomia.
Conclusão
O Huawei Watch GT 6 mantém a estética do modelo anterior, registando apenas algumas alterações subtis. Mas a autonomia salta para o dobro. Agora o GT 6 funciona, mediante utilização típica, de até 14 dias seguidos.
A interface é a já conhecida da Huawei, sendo muito intuitiva de utilizar. Aplica-se a mesma avaliação à app Huawei Health. Destaque para outros mimos do Watch GT 6 como o pagamento contactless por NFC e a deteção de queda.
Na saúde, avalia (e bem) a tua disposição através dos níveis de stress, assim como te informa sobre a variabilidade da frequência cardíaca, seja em repouso ou para uma recuperação mais eficiente após o treino.
O ecrã com 3.000 nits de brilho tem agora melhor visualização no exterior; por sua vez, o formato do mostrador e a bracelete assentam como uma luva no teu pulso. No desporto, as novidades no ciclismo vão fazer as delícias dos adeptos da modalidade.
É difícil encontrar “arestas por limar” no novo Huawei Watch GT 6. Esforçámo-nos. Mas por um preço a começar nos 249 €, este é um dos smartwatches mais completos que chegou este ano ao mercado português.