Há um par de anos, a Huawei ainda era vista por muitos como mais uma daquelas marcas chinesas e a confiança depositada na mesma era pouca. O certo que passado este tempo, tal desconfiança foi posta de parte e a Huawei é já uma marca de sucesso no mundo e em Portugal, tendo a ambição de ser número um mundial em 2021.
Quando olhamos para os números registados em 2016, os mesmos espelham o crescimento que a marca tem alcançado ao longo dos últimos anos. Só no ano passado, a Huawei vendeu qualquer coisa como 139 milhões de smartphones, o que representa um crescimento na ordem dos 30% face a 2015.
Não percas: Este fim-de-semana agarra os descontos em Apple e tecnologia
Em termos nominais, isto representa cerca de 11,2 mil milhões de dólares em receitas, mas como deves imaginar, nem tudo é lucro. Pois é, mesmo num ano em que a Huawei vendeu mais smartphones desde que se encontra no competitivo mercado tecnológico, os seus lucros finais decresceram.
Lucros da Huawei caem 10% face a 2015
Segundo o que se conhece agora, o grupo empresarial de consumidores da Huawei lucrou 2 mil milhões de dólares, menos 10% que no ano de 2015 em que os lucros foram de 2.2 mil milhões de dólares. As previsões que a marca havia feito para o ano que terminou eram de 2.5 mil milhões de dólares em lucros.
As razões para este decréscimo em receitas terá de ser, inevitavelmente, explicado pelo lado da despesa. Temos que considerar que as evoluções que têm sido empregues no mercado dos smartphones têm um custo. Logo, produzir um smartphone nos dias de hoje não custará o mesmo que custava, por exemplo, em 2014. Mais ainda, a Huawei é, nos dias de hoje, uma das melhores marcas no que respeita à relação qualidade/preço numa loja física.
Depois temos ainda a questão do marketing, ponto onde a Huawei tem vindo a apostar fortemente ao longo dos últimos anos. Numa altura em que os smartphones são cada vez mais idênticos entre si, há que conseguir convencer o consumidor que o nosso produto consegue ser melhor que o da concorrência e isso tem ser conseguido através de uma publicidade bem empregue.
Para 2017, os números da Huawei são bem arrojados, já que a marca tem como objetivo dobrar os seus lucros para os 4 mil milhões de dólares. Como conseguirá a marca estes números? Desde logo nos vem à cabeça o rumorado aumento dos preços do seu Huawei P10, mas também os componentes para a construção do mesmo devem aumentar. Assim sendo, o marketing pode ter aqui um papel importantíssimo, com o mesmo a ter de ser mais bem pensado.
Outros assuntos relevantes: