Huawei quer resolver um dos problemas do sensor de impressões digitais no ecrã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os sensores de impressões digitais embutidos no ecrã são já uma visão comum no mercado dos smartphones. No entanto, eles estão normalmente limitados a uma pequena área do ecrã e isso é um dos pontos menos bons da tecnologia.

Com isso em mente, a Huawei confirmou recentemente que submeteu para aprovação uma patente que visa resolver esse contratempo. Com efeito, o documento da chinesa idealiza um sensor biométrico capaz de funcionar em toda a extensão do ecrã.

Huawei fngerprint

Quais as vantagens desta tecnologia

A mais óbvia é a possibilidade de poderes autenticar-te em qualquer área do ecrã. Todo o ecrã conseguirá identificar uma impressão digital e em caso de correspondência positiva, dar acesso ao conteúdo equipamento.

Mas a Huawei tem mais algumas ideias interessantes na mente para tirar o máximo proveito desta tecnologia. Uma delas é disponibilizar uma autenticação biométrica em aplicações específicas.

A ideia base não é nova e já há várias aplicações que oferecem este tipo de acesso. Contudo, aquilo que a Huawei idealiza é que possas fazer tudo com um só clique. Ou seja, ao clicares no ícone da aplicação, não só estás a dar o comando para a abrir, como estás automaticamente a certificar a tua identidade.

Outra possibilidade será o acesso à aplicação de mensagens sem antes teres de desbloquear o smartphone. Isto é, ao receberes uma mensagem e carregando na sua notificação, abrirás apenas a aplicação correspondente para a poderes ler e responder.

Huawei P30

A Huawei clarifica ainda que esta tecnologia permitirá ao utilizador escolher as partes do ecrã que conseguirão ler a sua impressão digital. Isto significa que poderás escolher apenas a parte inferior da tela como área de identificação, por exemplo.

Esta possibilidade será muito importante do ponto de vista do consumo energético. Uma coisa é teres um ecrã inteiro a procurar por uma impressão digital e outra é isso acontecer apenas numa pequena fração do mesmo.

Quando chegará esta tecnologia aos utilizadores?

Infelizmente, não temos garantias de que este género de leitor de impressões digitais venha a ser uma realidade. A própria Huawei salienta que a sua patente ainda está pendente de aprovação.

A Synaptics é outra empresa que também já demonstrou interesse em fazer de todo o ecrã do smartphone um leitor de impressões digitais. Todavia, ainda não há previsões para a disponibilização dessa funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.