Huawei pode bater Apple nesta especificação que vai apresentar na nova série Mate 50

Mónica Marques
Comentar

A 6 de setembro, exatamente um dia antes da conferência da Apple, a Huawei vai apresentar a sua nova série de smartphones Mate 50.

Ao que tudo indica, os novos modelos podem chegar equipados com conectividade via satélite, o que significa que a Apple pode ser ultrapassada pela Huawei que apresenta em primeiro lugar, esta funcionalidade.

Huawei Mate 50 pode integrar conectividade via satélite

Huawei Mate 50
Cartaz da apresentação da série Huawei Mate 50 publicado na rede social chinesa Weibo Crédito@Huawei/Weibo

Amanhã, dia 6 de setembro, a Huawei vai apresentar oficialmente a nova série de smartphones Mate 50. A marca chinesa escolheu a data estrategicamente um dia antes da conferência da Apple, na qual vai ser revelada a nova geração do iPhone.

Mas a Huawei pode ter-se antecipado à Apple também na apresentação de um novo atributo para terminais móveis. Recentemente, o CEO da marca, Richard Yu, afirmou que a série Mate 50 virá equipada com uma tecnologia que “perfura o céu”.

Posteriormente, foi divulgado no mundo Web que a Huawei tinha registado patentes para “meios e dispositivos de comunicação por satélite”. Nesta documentação, é explicado como a Huawei vai usar o sistema de satélites para melhorar o desempenho das capacidades de comunicação de um terminal, economizando energia da bateria.

Hoje, o analista Ming-Chi Kuo foi mais longe e afirma que a Huawei vai ultrapassar a Apple no fornecimento de serviços de mensagens curtas de emergência através de comunicação via satélite, executada pelo Beidou System.

Anteriormente, o conhecido analista tinha já afirmado que o iPhone 14 apenas poderia integrar comunicações via satélite se a Apple, em conjunto com as operadoras de telecomunicações, conseguissem encontrar um modelo de negócio apropriado, ou seja, novos planos de assinatura para utilização desta funcionalidade.

Mas parece que a Huawei vai superar Cupertino incluindo já este atributo na série Mate 50 que será revelada amanhã. Mas há mais novidades inesperadas sobre os novos smartphones Huawei Mate 50.

Huawei Mate 50 pode chegar com suporte para comunicações 5G

Devido às sanções impostas pelos Estados Unidos da América, a Huwei não pode integrar conectividade 5G nos seus smartphones, fora do território chinês. Mas parece que a empresa tem já uma solução para colmatar essa falha.

Uma empresa chamada SoyeaLink comercializa capas para o modelo Huawei P50 Pro que integram suporte para comunicações 5G. Foram agora detetadas várias certificações que indicam que a mesma empresa vai comercializar estas capas para a nova série Mate 50.

A confirmar-se a informação, a Huawei poderá ter encontrado uma solução para que os seus smartphones estejam preparados para fornecer conectividade 5G.

De resto, outros rumores indicam que a nova série Mate 50 vai incluir os modelos base, Mate 50 Pro e ainda Mate 50e. Enquanto que os dois primeiros modelos vão estar equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 1, o terceiro será alimentado pelo chip Snapdragon 778G. Todos com suporte apenas para comunicações 4G; apenas com a utilização das capas SoyeaLink é que os modelos “ganham” conectividade 5G.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.