“Se eu vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes”, palavras de Sir Isaac Newton que se podem perfeitamente aplicar a este Huawei P9 Plus. O novo phablet utiliza os alicerces do Huawei P9 e melhora alguns pontos-chave como o ecrã, expandindo também a autonomia de bateria e aprimorando as já fantásticas capacidades fotográficas do “gigante” que inspirou este Huawei P9 Plus.

Este Huawei P9 Plus é um phablet, um rival declarado do Samsung Galaxy S7 Edge, iPhone 6s Plus, LG V10, Sony Xperia Z5 Premium e demais dispositivos móveis com um ecrã de 5.5 ou mais polegadas. Pois bem, o que diferencia este Huawei P9 Plus dos demais? Vamos descobrir.

Design e qualidade de construçãoHuawei P9 Plus 4gnews thumb2

O Design é um ponto de avaliação marcadamente subjectivo, contudo, creio que qualquer pessoa ficará intrigada com este design tão simples e, ao mesmo tempo tão sóbrio e elegante do Huawei P9 Plus. Um desenho que nos mostra a beleza do metal, da sua liga de alumínio com acabamento brilhante. Um brilho que pode, infelizmente, ser atenuado pelas dedadas e outras sujidades que facilmente aderem à sua traseira mas nada que não se limpe facilmente.

   

Em termos de dimensões, o Huawei P9 Plus mede 152.3 x 75.3 x 7 mm, para um smartphone com ecrã de 5.5 polegadas é bastante fino com os seus 7mm de espessura e um peso de 162 gramas, dá-te uma boa sensação de solidez na mão, ainda que possa ser um pouco escorregadio graças ao seu acabamento brilhante.

Em suma, o Huawei P9 Plus é uma beleza merecedora da nossa atenção e é fácil perder-se de “amores” por ele mas se calhar já estamos um pouco “viciados” depois de termos conhecido os Nexus 6P e o Huawei P9, duas maravilhas tecnológicas. De qualquer forma, sendo este Huawei P9 Plus um phablet, a sua utilização mais confortável obriga a usar as duas mãos para que possas chegar a todos os cantos do seu ecrã e para que não corras o risco de o deixar cair.Huawei P9 Plus 4gnews 12

Na sua parte inferior temos praticamente todas as portas, desde o USB do Tipo-C, o altifalante principal, microfone principal e o jack de 3.5mm para os teus earphones/headphones. O som do seu altifalante tem boa qualidade, bom volume e definição e quanto estás a ver vídeos ou a jogar o auscultador fica encarregue de te proporcionar um efeito stereo. Pequenos pormenores que acrescentam bastante carisma a este Huawei P9 Plus.

Huawei P9 Plus 4gnews12

Nas suas laterais podemos encontrar os botões (lateral direita) e é impossível não reparar no botão On/Off que tem uma textura diferente dos demais e um realce a vermelho que lhe dá um toque extremamente sofisticado. Acima, temos o selector de volume, uma posição um pouco elevada para a minha pequena mão mas com um bom feed-back de todos os botões.

Na sua lateral esquerda temos a gaveta para dos cartões Nano-SIM ou para um cartão Nano-SIM e um cartão micro-SD para expansão de memória. No topo, temos apenas o microfone secundário e uma porta-infravermelhos, nada mais.Huawei P9 Plus 4gnews13

No seu reluzente painel traseiro o Huawei P9 Plus apresenta-nos a faixa negra onde repousam as suas câmaras de 12MP, flash Duplo e a insígnia da Leica. Mais abaixo, cuidadosamente recortado no metal temos o leitor de impressões digitais (sensor biométrico) que funciona na perfeição. Rápido, fiável, útil.

Performance

Huawei P9 Plus 4gnews5
Pontuação da AnTuTu

Atentemos agora na Performance e Desempenho do Huawei P9 Plus nas tarefas do dia-a-dia, desde as mais simples (comunicações) às mais exigentes (jogos e multi-média).

Em primeiro lugar, o Huawei P9 Plus vem equipado com um processador da Huawei, o Kirin 955 que tem 8 núcleos de processamento com velocidades até 2.5Ghz. É acompanhado pela gráfica Mali-T880 MP4, além de 4GB de memória RAM e 64GB de memória interna expansível via microSD até 256GB.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5 polegadas Super AMOLED
  • Resolução FHD 1080p com 401ppi
  • Processador Kirin 955 octa-core a 2.5Ghz
  • 4GB de memória RAM
  •  64GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3400 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow (EMUI)
  • Câmaras de 12MP e 8MP

Todas as especificações do Huawei P9 Plus

Seja para o Pokemon Go, jogos mais pesados como o Asphalt 8, vídeos no YouTube e qualquer outro tipo de aplicações, este Huawei P9 Plus dá resposta a todas as tuas necessidades. Ele é rápido, não apresenta quebras de performance, abre jogos, ficheiros, documentos, aplicações e comunicações com extrema velocidade. Ora, a tal obriga o seu preço premium e felizmente não desilude!

Ecrã

O ecrã deste Huawei P9 Plus tem 5.5 polegadas, tecnologia Super AMOLED, resolução 1080p Full-HD com uma densidade de 401 ppi (pixels por polegada), estando protegido por um vidro resistente a riscos de marca indiscriminada. As suas cores são bem saturadas, vívidas e profundas. O contraste está bem trabalhado, o brilho (tanto no limite máximo como mínimo) é muito satisfatório, tal como os bons ângulos de visão. Se tivesse que apontar um defeito (mais imperfeição do que defeito), seria a ligeira reflexibilidade do ecrã ao ar livre.Huawei P9 Plus 4gnews8

Este ecrã de 5.5 polegadas é uma das principais diferenças entre o Huawei P9 Plus e o Huawei P9, não só em tamanho mas também em funcionalidades e truques. Com efeito, para além de utilizar uma tela Super AMOLED vs a IPS do Huawei P9, o novo phablet consegue reconhecer diferentes níveis de pressão no ecrã, uma tecnologia vulgarmente conhecida como Force Touch ou 3D Touch.

Esta funcionalidade do Huawei P9 Plus permite-te aceder mais rapidamente a alguns modos da câmara fotográfica, saltar para os Contactos favoritos, começar a escrever uma SMS para um dos teus contactos habituais, entre outros. De momento, a tecnologia Press Touch manifesta-se apenas nas aplicações de sistema. Desde a Galeria, Câmara, Contactos, Mensagens e mais uma mão-cheia de apps. Esta é uma daquelas funcionalidades sem a qual consegues viver perfeitamente mas, a partir do momento em que te apercebes da sua existência, passas a gostar de a utilizar frequentemente.

É certo que ainda há aqui muito espaço para crescimento e esperemos que os desenvolvedores apliquem esta funcionalidade a mais aplicações. O simples facto de o ecrã reconhecer diferentes níveis de pressão é algo que poucos smartphones Android apresentam. Por último, podes também ajustar o equilíbrio de cores, brancos e até alguns modos de imagem pre-definidos nas Definições.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Huawei P9 Plus 4gnews 21

Tal como o Huawei P9, este Huawei P9 Plus tem duas câmaras de 12MP na sua traseira, um deles captura as cores (sensor RGB) e o outro está encarregue dos Pretos e Brancos. Este segundo sensor (P&B) consegue captar mais luz do que o sensor convencional e isto nota-se perfeitamente na fotografia nocturna ou com pouca iluminação.

A câmara deste Huawei P9 Plus oferece vários modos como o Manual que te dá a possibilidade de gravar as fotos em formato RAW (sem compressão da imagem) e onde podes ajustar o modo de focagem, a velocidade do obturador, os valores do ISO e várias outras opções. Este modo é um pouco sobrelotado de definições e opções mas dá-te um controlo total sobre os diversos parâmetros que influenciam a fotografia final e isso é sempre um bónus!

A interface desta câmara podia ser um pouco mais intuitiva, isto é, temos alguns menus deslizantes de cuja existência só nos apercebemos quando deslizamos por lá o dedo sem querer. Poderiam ter umas marcas ou podíamos ter um tutorial mais extensivo da primeira vez que abrimos a câmara. Além disso, temos também os modos Monocromático, HDR, Panorama, Beleza e Pintura de luz, para além de um menu de definições avançadas.

Huawei P9 Plus 4gnews 15

Fruto da sua parceria com a Leica temos também alguns modos para filmagem, para além do modo cores vívidas ou cores suaves e até tens o som do obturador de uma Leica (pequenos pormenores, eu sei).

Modo Monocromático, o meu favorito! Sim, tirar fotos a preto e branco pode parecer estranho para a maioria dos consumidores (ou até algo hipster) mas, fora de brincadeiras. Certos momentos, certas paisagens conseguem ser melhor ilustradas e gravadas numa fotografia se delas abstrair-mos a cor. Pense-se num castelo, pense-se numa estátua mas, quando fores fotografar não penses muito, sente mais e deixa-te guiar pela câmara do Huawei P9 Plus. Os resultados? Vê por ti, aqui:

Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

Já para a foto nocturna, este segundo sensor volta a mostrar-se extremamente útil. É sem dúvida um dos melhores, senão mesmo o melhor smartphone para as fotografias nocturnas que já tive oportunidade de testar. O ruído é perfeitamente tolerável e o  Huawei P9 Plus consegue capturar mesmo muita luz, mais do que a sua abertura de f/2.2 dava a entender.

Definições avançadas da câmara
Definições avançadas da câmara

Além disso, estes dois sensores permitem um melhor sistema de focagem. Isto é, o motor de processamento de imagem terá mais informação para se guiar e conseguir focar correctamente em cada ocasião. Além disso, também temos aqui o laser autofocus mas a principal "magia" ocorre graças à interação entre as duas câmaras. Algo que até permite (em pequena escala é certo), o efeito bokeh.

Por último, o modo Light Painting deste Huawei P9 Plus captura fotografias a 8MP mas consegue dar-te aqui algumas das imagens mais surpreendentes num smartphone. Experimenta seguir o rasto deixado pelos faróis dos carros à noite ou mesmo as estrelas. Claro que para isto precisas de um tripé (a menos que não te importes dos resultados tremidos) mas a verdade é que este modo é extremamente divertido e dá-te a possibilidade de conseguir fotografias verdadeiramente peculiares.

Já para as tuas selfies, o Huawei P9 Plus tem uma câmara frontal de 8MP com abertura de f/1.9 e vários modos de beleza dentro da interface da câmara. Os resultados, bons o suficiente para agradar a 90% dos consumidores e perfeitamente satisfatórios para uma câmara frontal que também grava vídeo a Full-HD 1080p.

Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

A principal falha do Huawei P9 Plus é o facto de não permitir a gravação de vídeo em 4K Ultra-HD ao passo que os seus concorrentes já o fazem. Além disso, sentimos também falta de um mecanismo de estabilização ótica (OIS) para eliminar eficazmente as vibrações nos vídeos, algo que o o software tenta fazer mas nunca é a mesma coisa.

Pelo lado positivo, podes gravar em Full-HD a 60fps ou então em câmara lenta até 120fps em HD 720p. Em suma, ao passo que a fotografia é fantástica, a qualidade de vídeo é decente mas nada de extraordinário. Os detalhes podiam ser mais abundantes, apesar de as cores estarem bem representadas e o contraste ser excelente. Contudo, sentimos que este é o calcanhar de Aquiles do Huawei P9 Plus.

Autonomia

O Huawei P9 Plus tem uma boa bateria de 4300mAh não removível e a sua autonomia surpreendeu-me pela positiva. Além de termos aqui uma boa gestão da energia graças ao Android Marshmallow e os vários modos/perfis de consumo e modos de poupada de energia, ou os avisos de aplicações que estão a consumir muito e uma opção que te permite reduzir a resolução do ecrã para 720p HD que consegue aumentar consideravelmente o tempo em stand-by deste equipamento. Temos também uma tecnologia de carregamento rápido que consegue carregar esta bateria em pouco mais de duas horas, além do carregador rápido incluído.

Carregador rápido
Carregador rápido

Na prática, com um uso moderado, algumas comunicações, um pouco de jogo, um pouco de YouTube, brilho automático e sem me restringir em qualquer tipo de situação, conseguimos atingir aqui um dia e meio de utilização sem qualquer preocupação. Contudo, para uma utilização mais intensa a sua duração será de 1 dia, e se jogares Pokemon Go, consegues ter bateria para uma boa tarde de jogo contínuo.

Com um uso ligeiro conseguimos atingir aqui os dois dias de autonomia se fores um utilizador frugal. Por último, obtive aqui uma média de 4 horas e 30 minutos de ecrã ligado, resultados bons.

ConclusãoHuawei P9 Plus 4gnews 2

Huawei P9 Plus conseguiu manter todos os pontos fortes do Huawei P9 e melhorar vários aspectos como a qualidade de ecrã, temos agora um irresistível painel AMOLED, uma bateria maior e a tecnologia PressTouch que acrescenta carisma e produtividade ao equipamento. E a câmara, palavras para quê, uma maravilha!

A qualidade das chamadas é bastante boa com bom volume e boa definição das vozes em ambos os lados da linha. Relativamente ao aquecimento do equipamento, sendo ele construído em metal e bastante elegante na sua espessura, o Huawei P9 Plus aquece um pouco mas nada de preocupante.

Termino com um sincero agradecimento à Huawei Mobile Portugal pela cedência do Huawei P9 Plus para teste e a ti, prezado leitor, se gostaste da nossa análise, comenta e/ou partilha!

Talvez queiras ver:

Pontuação 4gnews
Design
8.5
Qualidade de Construção
8.5
Performance
9
Interface
8
Ecrã
9
Câmara
9.5
Autonomia
8
Qualidade/Preço
8

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).