Já não é com surpresa que vemos os smartphones mais populares da atualidade envolvidos em situações polémicas. O Huawei P30 Pro não é excessão e agora, um utilizador chinês — Wu — acusa a marca de publicidade enganosa no que respeita à resistência do smartphone à água.
Este utilizador relata um acontecimento infeliz com o seu novo Huawei P30 Pro, que caiu dentro da sanita, ficando imediatamente inutilizável. De acordo com Wu, retirou o smartphone da água de imediato, não ficano mais que breves momentos submerso. No entanto, já não havia nada a fazer.
Após levar o smartphone para a assistência técnica, foi informado que tanto o ecrã como a motherboard haviam deixado de funcionar devido ao contacto com a água. Como sabemos, a garantia dos smartphones não cobre danos causados por água, independentemente da sua certificação de resistência.
Motivos que podem ter 'invalidado' a certificação IP68 do Huawei P30 Pro
O grande motivo que levou à indignação deste utilizador foi o facto de a fabricante chinesa publicitar o topo de gama como um dispositivo à resistente à água. Tendo recebido a certificação IP68, seria de esperar que conseguisse garantir uma resistência acima da média.
No entanto, existem alguns motivos que podem ter 'invalidado' esta certificação, tornando o smartphone vulnerável à submersão. A razão mais vulgar para os smartphones perderem este tipo de resistência é através de pequenas quedas que não deixam nenhum dano visível. Mas, ao mesmo tempo, podem deixar toda a estrutura comprometida, tornando o smartphone vulnerável à submersão.
Ainda que não se saiba qual o tipo de utilização que este Huawei P30 Pro teve antes do incidente, é fácil imaginar que possa ter sofrido um impacto durante a queda, que provocou danos na sua estrutura. Assim sendo, parece pouco provável que as queixas e possível processo em tribunal deste utilizador possam trazer problemas à fabricante.
O que são as certificações IP?
As certificações IP, ou Ingress Protection, servem para classificar a capacidade de resistência de determinado dispositivo. Para obter esta certificação internacional, os dispositivos precisam de passar com distinção numa série de testes realizados em laboratório.
Por isso mesmo, todo o ambiente e condições em que são expostos é controlado ao mais pequeno detalhe. Este nível de controle acaba por condicionar um pouco a sua fiabilidade durante a utilização dos dispositivos no dia a dia.
No caso do Huawei P30 Pro, a sua certificação IP68 garante (alegadamente) total proteção contra poeira e proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão. No entanto, volta a ser importante referir as condições em que estes testes são realizados, que em nada se podem comparar às inúmeras situações do dia a dia.
Editores 4gnews recomendam: