Como funciona a primeira mercearia autónoma em Inglaterra

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Se fores a Londres e precisares de fazer umas compras rápidas, irás encontrar um estabelecimento da cadeira Sainsbury bastante peculiar. Esta mercearia é completamente autónoma no sentido em que não existem caixas registadoras ou operadores das mesmas.

Todo a mecânica é feita através de smartphones, que são utilizados para ler os artigos e pagar por eles. É uma mercearia onde literalmente podes entrar e sair sem esperar em filas.

Este é um passo lógico na evolução dos supermercados embora ainda demoremos uns anos a ver uma implementação em massa. Eu certamente gostaria de ir comprar pão e fruta de uma forma tão automática e relaxada.

A Sainsbury já utiliza o sistema Scan, Pay & Go em 8 estabelecimentos espalhados por Londres. Contudo, esta é a primeira mercearia a abrir como um estabelecimento completamente autónomo.

A Sainsbury está a seguir os passos das lojas Amazon Go

É impossível mencionar supermercados ou mercearias autónomas sem falar do Amazon Go. Estas lojas foram implementadas inicialmente em algumas cidades dos Estados Unidos como São Francisco e Chicago.

No entanto, existe uma diferença grande em relação ao sistema da Sainsbury. Nas lojas Amazon Go, o cliente entra, escolhe os produtos e sai da loja tranquilamente.

Nas Amazon Go, a detecção de produtos e cobrança dos mesmos é feita através de sensores e câmaras. Este conjunto de tecnologias analise e determina a quantidade de produtos que o cliente leva, cobrando-os quando o mesmo sai da loja.

O sistema da cadeia Sainsbury ainda não é tão avançado mas este é um passo bastante importante. Até mesmo para a saúde mental dos colaboradores é benéfico pois podem estar na loja a ajudar os clientes, em vez de passar o dia 'presos' a registar compras.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Q: Ainda não é desta que vamos receber 'captura de página inteira'
  • Angry Birds tem novo jogo de Realidade Aumentada (mas não é para todos)
  • Android TV: conhece os melhores televisores em 2019
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.