Huawei, Xiaomi, Oppo e OnePlus. China à conquista do mercado Android

Rui Bacelar
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O mercado chinês é o principal campo de batalha entre as maiores construtoras mundiais

Hoje em dia é cada vez mais frequente ouvirmos falar em smartphones chineses. Dispositivos Android oriundos da China. Por norma, pensamos em equipamentos barato, imitações e até mesmo em contrafação. Sejamos sinceros, ainda não é propriamente um positiva a conotação associada a um smartphone "da China". Todavia, quando pensamos em Huawei, Xiaomi, OnePlus e até mesmo Oppo, a situação muda de figura.

Aliás, não é por acaso que neste momento o meu equipamento diário é um OnePlus 5. Acredito que nenhuma outra marca consiga oferecer uma relação preço / qualidade tão vantajosa e com uma interface do utilizador bem simples. A Xiaomi está lá bem perto mas a sua MIUI pode não ser do agrado de todos. Já a Huawei está cada vez mais "premium" e a sua interface está bem longe do Android puro.

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Depois de termos comparado os números da Samsung e da Apple, olhamos com mais atenção para o crescente poderia das marcas como a Huawei, Xiaomi, Oppo e OnePlus. Estas duas últimas são empresas "irmãs", pertencendo à multi-nacional BBK Eletronics. Juntas, já são uma das maiores forças no maior mercado mundial de smartphones, a China.

Sustentamos o nosso artigo nos dados fornecidos pela agência International Data Corporation (IDC) e da Strategy Analytics. Incluímos também o relatório fiscal oficial da OnePlus relativo ao ano de 2017. Desta forma, podemos ver o significativo crescimento das marcas chinesas que cada vez mais conquistam e convencem no mercado Android.

Android é dominado pela Samsung mas a Huawei, Xiaomi, Oppo e OnePlus não ficam atrás

A Huawei continua a ser o maior bastião do Android na China. Apesar de sentir cada vez mais a concorrência da Xiaomi, Oppo, Vivo e OnePlus no seu mercado natal. Mesmo assim a Huawei continua firme no primeiro lugar do maior mercado mundial de smartphones. Olhando para os dados da IDC podemos aferir que a Huawei vendeu 41 milhões de dispositivos móveis Android no último trimestre de 2017. Trata-se de uma queda de 9.7% comparativamente com o período homólogo de 2016 onde venderia 45.4 milhões de dispositivos.

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Uma beleza não desprovida de robustez.

Já quando olhamos para o desempenho anual da Huawei em 2017 vemos que o cenário é bem mais positivo. É certo que aqui também entram os dispositivos Android vendidos pela Honor mas mesmo assim mostram a crescente força da Huawei. Segundo os indicadores da IDC a Huawei vendeu 153.1 milhões de smartphones e dispositivos móveis Android durante 2017.

A fabricante Android regista assim um crescimento de 9.9% face ao ano de 2016 em que venderia 139.3 milhões de dispositivos móveis. Os principais "motores" deste crescimento foram a linha Mate, cada vez mais popular e toda a sub-marca Honor. Esta é cada vez mais procurada em mercados como a Índia e também no nosso mercado.

Infelizmente, a Huawei não conseguiu trazer os seus topos de gama Android para as operadoras norte-americanas mas certamente encontrará novas formas de se impor perante a concorrência.

Os números do mercado mobile - Android e iOS

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É ao olhar para a Xiaomi que temos uma das melhores surpresas do ano. A fabricante Android viu a sua quota de mercado no último trimestre do ano a subir de 3.3% para 7% com o fim de 2017. Perante indicadores tão favoráveis é compreensível que a Xiaomi continue a apostar na expansão fora da China. Aí, a pressão das concorrentes como a OPPO, Vivo, Huawei e até a OnePlus é cada vez mais intensa.

Huawei, Xiaomi, Oppo e OnePlus, as marcas Android

Neste momento a Xiaomi já tem Mi Store's oficiais na Rússia, Roménia e Espanha. Poderá entrar de forma oficial em Itália dentro de poucos meses. Conseguiu também, segundo a agência CounterPoint, ultrapassar a Samsung no mercado indiano, o 2º maior mercado mundial de dispositivos móveis.

A Oppo neste último trimestre caiu para 5º lugar. Vendeu menos do que a Xiaomi mas mesmo assim conseguiu expedir cerca de 27.4 milhões de smartphones. Olhando para a sua performance anual, a Oppo cresceu a 2 dígitos com 12%. Durante todo o ano de 2017 a Oppo venderia um total de 111.8 milhões de dispositivos Android. Por último e à semelhança da Xiaomi e da OnePlus, também a Oppo olha cada vez mais para o mercado externo. Índia, Indonésia e Vietname são os principais vetores de crescimento.

Xiaomi cresce imenso, OnePlus desafia o mercado ocidental

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A OnePlus é cada vez mais uma força a ser reconhecida.

Por último, olhando para OnePlus, vemos que esta ainda é a mais pequena das grandes marcas chinesas. Podemos apenas lançar mão dos seus próprios dados. Aqui, em 2017 a fabricante Android teve um crescimento de 55% face ao ano de 2016. Mais ainda, a OnePlus acrescenta que as receitas aumentaram para 1.4mil milhões de dólares. Neste quesito a empresa duplicou esta cifra desde 2016 até ao final de 2017.

Note-se ainda que, apesar de não revelar números em concreto, a OnePlus afirma que o número de unidades vendidas cresceu 55% face a 2016. Com dois topos de gama Android lançados durante o ano, a marca manteve-se sempre nas manchetes. Poderão consultar aqui o relatório completo.

E tu, tens algum dispositivo móvel destas fabricantes chinesas? Deixa-nos a tua opinião aqui em baixo, nos comentários.

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Rui Bacelar
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Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).