Huawei Nova 11 é oficial e tem atributos únicos na gama média

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Huawei acaba de apresentar oficialmente a nova série de smartphones Nova 11 que leva o segmento de gama média a aproximar-se do mercado premium.

Tudo porque os três modelos 11 Ultra contam com a funcionalidade de comunicações por satélite, ainda que com pequenas diferenças entre si.

Huawei Nova 11 Ultra com comunicações por satélite e tecnologia de abertura variável

Imagem smartphone Huawei Nova 11
Crédito@Huawei

Tal como esperado, a Huawei apresentou hoje oficialmente mais novidades para o mercado. O destaque vai diretamente para a série de smartphones Nova 11 que chega com atributos únicos no segmento de gama média de terminais móveis.

A família é composta por três terminais: Nova 11, Nova 11 Pro e Nova 11 Ultra. Comecemos por este último que é o mais avançado de todos. Este é o primeiro smartphone de gama média a chegar equipado com tecnologia de abertura variável na sua câmara traseira.

O sensor principal de 50 megapixéis conta com abertura variável entre f/1.4 a f/4.0, o que pdoe melhorar significativamente a entrada de luz para captação de imagens mais nítidas em condições de fraca luminosidade.

Ainda na configuração de câmara traseira está um sensor ultra grande angular de oito megapixéis com abertura de f/2.2 e um sensor de profundidade de dois megapixéis. Na parte da frente, o Nova 11 Ultra conta com uma câmara de 60 megapixéis e abertura f/2.4 e um sensor retrato de oito megapixéis com abertura f/2.2.

O Nova 11 Ultra é também o primeiro do seu segmento de preço a apresentar a funcionalidade de comunicações por satélite. Neste caso, o recurso funciona de forma bidirecional, permitindo que os utilizadores recebam e enviem mensagens escritas, em áreas de pouca ou nenhuma cobertura móvel.

Quanto às outras especificações, este modelo chega equipado com o processador Snapdragon 778G, limitado às comunicações 4G, e será disponibilizado apenas numa variante com 512 GB de armazenamento interno.

É alimentado por uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 100 watts. De resto, apresenta ainda um ecrã OLED curvo de 6,78 polegadas com uma resolução de 2652x1200 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz e ainda proteção vidro Kunlun, mais resistente e duradoura.

Nova 11 e Nova 11 Pro chegam com o mesmo processador

A nova série de smartphones da Huawei inclui ainda um modelo base e um modelo Pro que chegam equipados com o mesmo processador Snapdragon 778 SoC 4G e com de até 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

A partir daqui começam as diferenças. O Nova 11 Pro exibe um ecrã OLED de 6,78 polegadas com uma resolução de 2652x1200 pixéis, taxa de atualização de 120 Hz e ainda vidro Kunlun.

Por sua vez, o ecrã OLED do modelo base, apesar de ter também proteção vidro Kunlun e uma taxa de atualização de 120 Hz, tem apenas 6,7 polegadas e uma resolução mais baixa de 2412x1084 pixéis.

Na zona frontal, o Nova 11 está equipado apenas com um sensor de 60 megapixéis enquanto o modelo Pro apresenta um sensor de 60 megapixéis, assim como um sensor retrato com oito megapixéis de resolução.

No entanto, ambos os modelos contam com uma configuração de câmara traseira dupla liderada por um sensor primário de 50 megapixéis e complementada por um sensor ultra grande angular de oito megapixéis.

Saliente-se que os dois terminais estão também equipados com comunicações por satélite, mas neste caso com a funcionalidade a operar apenas de forma unidirecional. Ainda assim, são pioneiros neste recurso no seu segmento de preço.

Ambos os modelos são alimentados por uma bateria de 4.500 mAh, mas enquanto o modelo Pro conta com suporte para carregamento rápido de 100 watts, o modelo base tem este carregamento limitado a 66 watts.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt