Ontem foi dia de evento em Londres para a fabricante chinesa, onde apresentaram uma mão-cheia de novos produtos, incluindo o Huawei Mate 20, Mate 20 Pro, Watch GT e Mate 20X. Juntamente com os novos topo de gama chegaram também os cartões Nano Memory Card, uma alternativa aos MicroSD.
Durante a apresentação dos seus novos topo de gama, a fabricante revelou que estes não iriam suportar os habituais cartões de memória MicroSD. Isto porque acharam por bem "inventar" uns novos Nano Memory Card, para possibilitar a expansão de armazenamento nos seus smartphones.
Vê ainda: Huawei Mate 20 X quer competir com a Xiaomi, Nintendo e Samsung
Esta revelação foi feita de forma bastante efusiva, apesar de não serem claramente boas novidades para os utilizadores que decidirem investir no novo Huawei Mate 20, ou Mate 20 Pro.
Segundo a empresa, os cartões MicroSD foram introduzidos há 15 anos e agora já estava na altura de ser criada uma nova geração de cartões de memória para dispositivos móveis. O único problema é que, não existe nenhum problema com os cartões MicroSD.
Huawei tenta resolver problema inexistente com introdução dos Nano Memory Card
Para além disso, não apresenta nenhuma melhoria aparente quando comparado com o atual cartão MicroSD. Especialmente considerando que a sua velocidade máxima de transferência é de 90MB/s. Consegues facilmente encontrar um cartão MicroSD de qualidade que alcança velocidades superiores a 100MB/s por preços bastante acessíveis.
Esta parece ser mais uma tentativa de criar um novo segmento de mercado, onde para já, serão a única empresa presente. A grande questão é, será que outras empresas irão aderir a estes novos cartões de memória Nano? Não me parece...
Não é a primeira vez que uma fabricante tenta "inovar" na introdução de um novo tipo de cartão de memória. No passado, também a Sony tentou fazer algo do género com a introdução dos Memory Stick. Mas tal como podes imaginar, acabou por ser "sol de pouca dura".
A menos que estes novos cartões apresentem algumas inovações tecnológicas que não foram reveladas durante a apresentação, não existe qualquer necessidade da sua existência. Especialmente nos dias de hoje, em que os cartões de memória acabam na maioria das vezes por tornar os smartphones mais lentos ao final de algum tempo.
A Google tem feito um trabalho incrível no desenvolvimento dos vários serviços que oferece aos seus utilizadores. Por exemplo, a Google Fotos é hoje uma aplicação que pode encarregar-se do armazenamento de todos os teus vídeos e fotos na cloud de forma ilimitada. Por outro lado, com os vários serviços de streaming de música disponíveis, também já não precisas de guardar músicas no teu smartphone.
Ainda não se sabe qual será o preço destes novos Nano Memory Card
Com estas duas excelentes soluções para armazenar fotos, vídeos e músicas na cloud (em vez da memória do teu smartphone). Será que faz sentido o lançamento de uma nova geração de cartões de memória? Especialmente numa altura que até os cartões microSD deixam de ser tão importantes para os smartphones.
Editores 4gnews recomendam: