Huawei Mate 20 X quer competir com a Xiaomi, Nintendo e Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Um grande smartphone com enormes ambições. Chegou o novo Huawei Mate 20 X com um colossal ecrã de 7.2 polegadas de diagonal. Quer enfrentar o Samsung Galaxy Note 9, a Nintendo Switch e até mesmo o Xiaomi Black Shark. Está na hora de conhecer este terminal Android.

Apresentado juntamente com o Mate 20 (Band 3 Pro. Com um colossal ecrã é impossível não ficar cativado com o aspecto e características deste novo smartphone Android.

Vê ainda: Huawei Mate 20 Pro: O que há de novo no topo de gama Android?

Apresentado em Londres pela mão de Richard Yu, o Huawei Mate 20 X não esconde as suas ambições de fazer frente a nomes bem populares. Por conseguinte o líder máximo da divisão de dispositivos móveis da empresa chinesa chegou a comparar o smartphone a vários outros terminais.

Desde o Samsung Galaxy Note 9 ou até mesmo à consola Nintendo Black Shark, referindo que a sua aposta, o Huawei Mate 20 X já tem controlos incluídos na caixa.

Chegou o novo e colossal Huawei Mate 20 X!

Em primeiro lugar sentimos que a Huawei está efetivamente a tornar-se cada vez mais adulta e ousada. Sem receio de satirizar a concorrência como a Apple, os novos iPhone e claro, o Samsung Galaxy Note 9. Relativamente a este último também o Huawei Mate 20 X conta com uma nova caneta, uma nova stylus apelidada de M-Pen. A da Samsung chama-se S-Pen. Coincidência? Não, longe disso.

Nesse sentido podemos ver que a 2ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis não se contenta em ter ultrapassado a Apple. Não, nada disso e já está a olhar diretamente para o que de melhor a Samsung tem para oferecer neste momento - o Note 9.

Apresentado como uma surpresa, o Huawei Mate 20 X já havia sido parcialmente revelado em fugas de informação. Por conseguinte, grande parte do que foi avançado antes da apresentação acabou por se confirmar hoje, em Londres.

O que traz de novo o Huawei Mate 20 X ao mercado Android?

Olhando para as suas características técnicas, no Huawei Mate 20 X temos um ecrã de 7.2 polegadas de diagonal. Temos também uma enorme bateria de 5000mAh que faz empalidecer as baterias de 4000mAh e 4200mAh nos Mate 20 e Mate 20 Pro, respectivamente. Note-se que também o Samsung Galaxy Note 9 utiliza uma bateria de 4000mAh.

O novo e colossal smartphone está equipado com o mais recente e poderoso processador da própria marca, o Kirin 980. Por conseguinte, todos os novos smartphones hoje apresentados utilizam esta plataforma móvel desenvolvida pela marca.

Todavia, algo que pode frustar as expectativas de alguns utilizadores é o facto de a nova stylus, a M-Pen ser vendida separadamente. Algo que não sucede com o Samsung Galaxy Note 9 (com a S-Pen incluída).

Ecrã OLED Quad-HD+ com 7.2 polegadas de diagonal!

Em segundo lugar, também o Huawei Mate 20 X usufrui das mesmas câmaras triplas do Mate 20 Pro. Aliás, se somarmos a contagem de pixéis destas câmaras teremos 68MP (40MP + 20MP + 8MP). Em suma, tudo o que de melhor temos nos demais terminais, agora em versão XL (extra large).

É o seu absurdamente grande ecrã que nos desperta mais atenção. Com mais de 7 polegadas e uma resolução Quad-HD+ (2244 x 1080 pixéis), os seus 5000mAh de bateria terão que dar conta desta enorme "tela".

Este grande ecrã foi pensado sobretudo para o consumo de multimédia. Para filmes, vídeos bem como (e sobretudo) para jogos. Aliás, com a tecnologia GPU Turbo 2.0, todo o poderoso hardware do smartphone será posto à inteira disposição do utilizador para as sessões de jogo.

O Huawei Mate 20 X desafia até a Nintendo Switch!

A Huawei ainda não tinha um smartphone Android dedicado aos jogos, ao público gamer mas isso acabou de mudar. No Huawei Mate 20 X temos uma nova tecnologia para arrefecimento do smartphone. Chama-se "SuperCool Vapor Chamber", sendo um novo sistema de "tubagens" que utilizarão o princípio da evaporação para arrefecer o terminal.

A fabricante chinesa foi bastante detalhada neste ponto e frisou que não estava a utilizar os tradicionais "tubos" condutores em cobre. Em vez disso utiliza uma tecnologia de ponta que emprega o grafeno (derivado da grafite) como principal condutor.

Comparando o seu Huawei Mate 20 X à consola Nintendo Switch, a marca mostra-nos que é possível jogar com qualidade sem comprometer a mobilidade. Isto é, arrogando-se como uma alternativa viável ou pelo menos comparável à Nintendo Switch.

O dobro da autonomia de bateria da Nintendo Switch

Aliás, chegou mesmo a satirizar a autonomia de bateria da Nintendo Switch perante a do seu novo smartphone. Algo comprovado pela captura de ecrã (apresentação oficial) que podemos ver acima.

A comparação com a Nintendo Switch estendeu-se também ao sistema de som utilizado por cada uma das fabricantes. No Huawei Mate 20 X a fabricante destacou a tecnologia Dolby-Atmos Super-Bass Stereo Speaker System.

As comparações com o Samsung Galaxy Note 9

Ainda que mais discretas, estavam perfeitamente implícitas. Começando pelo nome da caneta, a M-Pen face à S-Pen do Samsung Galaxy Note 9. Seguindo-se a exaltação das capacidades do terminal para trabalho e produtividade, um dos habituais trunfos da Samsung.

Ainda assim cumpre salientar que a M-Pen não é uma mera adaptação da S-Pen da rival Samsung. Note-se que a fabricante chinesa já havia apresentado uma stylus para a sua linha de tablets mais recentes, os MediaPad M5.

Por conseguinte, a marca afirma que a sua nova M-Pen é extremamente precisa com 4096 pontos de pressão. Afirma também que esta será extremamente fiável e uma ótima ferramenta para reforçar a produtividade do terminal.

Todavia, algo que merece ser louvado é a utilização de uma "notch" em forma de lágrima ou gota de água. Similar ao Mate 20 standard e oposta à notch do Mate 20 Pro, no "X", temos uma elegante demarcação para a sua câmara frontal. Tudo o resto é ecrã.

Aliás, as semelhanças com a versão standard vão mais além, tendo também ele o leitor de impressões digitais na traseira. Note-se que apenas a versão "Pro" tem este sistema de desbloqueio já embutido no ecrã.

A alfinetada ao Xiaomi Black Shark

Perfeitamente ciente da crescente influência e poderio da Xiaomi, o Huawei Mate 20 X surge também como resposta ao Xiaomi Black Shark. Ao contrário deste, a solução da Huawei já trará controlos incluídos na caixa para reforçar as suas capacidades de jogo.

Em segundo lugar, o processador Kirin 980 afirma-se como uma alternativa comparável ao Snapdragon 845 presente no Xiaomi. Algo que a marca soube explorar, conjugando aqui também vários dados relativamente à experiência apra jogo.

Em suma, este rival do Xiaomi Black Shark, Samsung Galaxy Note 9 e Nintendo Switch chegará ao mercado a partir de 26 de outubro. Com um preço de 899 dólares ou 899 euros, teremos aqui um poderoso phablet.

Chega ao mercado com 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno para o utilizador. Estará disponível em Midnight Blue (azul) e Phantom Silver (prateado).

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Mate 20 Pro: Conseguirá o smartphone de 1000€ convencer?

Huawei Mate 20 Pro conta com carregamento wireless reversível

Huawei Watch GT já é oficial, e surpreende com software único

Fonte 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.