Huawei Mate 20 Pro: O que há de novo no topo de gama Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Londres foi a capital escolhida para acolher o mais recente topo de gama da 2ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Agora que já demos as boas vindas aos Huawei Mate 20 Pro está na altura de para eles olhar com mais atenção. Em primeiro lugar - boas notícias - já temos aqui o mais recente Android Pie 9.0 bem como a EMUI 9.0.

Em segundo lugar, a nova e emblemática série de dispositivos da linha Mate vem assim fechar um ano que se antevê muito lucrativo para a marca. Se durante o primeiro semestre ficamos a conhecer a linha P20, agora temos a cereja no topo do bolo, os novos Mate 20.

Vê ainda: Huawei Watch GT já é oficial, e surpreende com software único

A equipa da 4gnews encontra-se ainda no local, tendo já preparado o vídeo de apresentação e tomada de contacto com o topo de gama. Por conseguinte, muito em breve ficarás a conhecer o Huawei Mate 20 Pro com a seriedade e rigor a que já te habituamos.

Todavia, até lá importa olhar com atenção para tudo o que foi apresentado pela marca chinesa. Será que estão mesmo na vanguarda da tecnologia móvel? Será que se destacam dos demais smartphones Android ou iOS? Será mais do mesmo - apenas como muito "lambe botas"?

O que há de especial no Huawei Mate 20 Pro?

Em primeiro lugar refiro já uma das características que me despertou curiosidade, o carregamento sem-fios reversível. Algo que aqui demos a conhecer há poucos momentos na 4gnews. Todavia existem muitos outros pontos que merecem destaque, sobretudo para este modelo que chegará ao mercado nacional. Já por outro lado importa frisar que o Huawei Mate 20 não chegará oficialmente a Portugal. Ainda assim, teremos o melhor e o mais caro dos dois terminais nas nossas lojas.

Em segundo lugar e uma das melhorias notáveis desta geração é sem dúvida o "motor" de inteligência artificial. Por outras palavras, o novo núcleo dedicado à "IA", uma das áreas em que a fabricante Android mais tem apostado.

Uma "Inteligência Superior" no Huawei Mate 20 Pro

Por conseguinte temos aqui uma nova e "Higher Intelligence" neste novo Huawei Mate 20 Pro. Algo que se revelará em vários aspectos do smartphone em si, com particular destaque e importância para a câmara fotográfica do terminal.

No seu interior temos então o novo processador Kirin 980, o novo chipset. Este, por sua vez, conta com um novo NPU duplo (Dual NPU), um chipset fabricado segundo o processo de 7nm. Recordo ainda que este processador fora apresentado durante o certame tecnológico conhecido como IFA Berlim 2018.

Algo que efetivamente merece ser aclamado nos novos Huawei Mate 20 e 20 Pro é a presença do novo Kirin 980. Por conseguinte este é o primeiro processador construído segundo o processo de 7nm (nanómetros) num smartphone Android.

Kirin 980 é o primeiro SoC a 7nm num smartphone Android

Com uma configuração de 2 núcleos + 2 núcleos + 2 núcleos temos aqui um peculiar e potente motor, o Kirin 980. Mais concretamente temos 2x 2.6GHZ, 2 X 1.92GHZ bem como 4X 1.8GHz dentro dos novos topos de gama Android.

As suas proezas terão que ser testados no mundo real e para já é simplesmente bajulação dizer que X ou Y é o melhor do ano. Ou que X ou Y destrói Y ou Z. No final serão os consumidores a emitir esse juízo de valor.

Em suma, é inegável o poderio dentro do novo Huawei Mate 20 Pro. Por conseguinte, é agora uma questão de o testar para ver até que ponto é que este consegue melhorar o nosso dia-a-dia.

A este poderoso processador soma-se uma nova gráfica, a Mali-G72 da ARM. Esta, em junção com o novo processador promete trazer todo um novo nível de performance para os mais exigentes utilizadores. Algo que também significará melhorias notáveis da fluidez do smartphone, até mesmo nos jogos mais pesados.

Esta promessa é sustentada também pela nova memória utilizada no Huawei Mate 20 Pro com 6GB de memória RAM LPDDR4X. Já a nível de armazenamento temos 128GB de capacidade, padrão UFS 2.1.

Em suma, temos efectivamente melhorias na ficha técnica deste novo smartphone Android em todos os níveis.

O ecrã OLED com resolução Quad-HD+ no Huawei Mate 20 Pro

O novo Huawei Mate 20 Pro está equipado com um novo ecrã de tecnologia OLED com um total de 6.39 polegadas de diagonal. Em primeiro lugar cumpre realçar também a sua ligeira curvatura nas arestas e laterais do smartphone Android.

Em segundo lugar, olhando para a sua ficha técnica temos uma resolução de 3120 x 1440 pixéis, portanto o padrão Quad-HD+. Números que nos dão uma densidade de 538 pixéis por polegada, uma grande densidade.

O leitor de impressões digitais está embutido no ecrã deste novo topo de gama Android. Nesse sentido, o leitor biométrico pode ser encontrado na porção inferior do ecrã, por detrás do display OLED. Já no Mate 20 standard este leitor encontra-se na traseira do smartphone, a abordagem convencional.

A Huawei apresentou-nos também (fiel aos rumores) a nova geração / solução de armazenamento interno expansível. Isto é, um novo formato de cartões de memória apelidados de nano-SD ou NM Card (“Nano Memory Cards”). Contudo não creio que esta seja uma das apostas de sucesso da marca...

Huawei Mate 20 Pro chega já com Android Pie 9.0 e EMUI 9.0

Esta é sem dúvida uma das melhores novidades para todo e qualquer utilizador da marca e potencial consumidor. Com a sua nova geração de equipamentos chega também a mais recente versão do sistema operativo Android.

Por conseguinte temos já aqui o Android Pie 9.0 bem como a sua própria interface, na mais recente versão, a EMUI 9.0. Para o utilizador teremos uma interface mais leve, com gestos para navegação, bem mais fácil de ser utilizada no dia-a-dia.

Com uma interface mais leve e otimizada bem como um novo e poderoso processador, é seguro dizer que a sua performance será muito agradável. Algo que, mais uma vez, teremos que testar na vida real.

Câmara tripla no Huawei Mate 20 Pro

Agora com um novo arranjo, uma nova disposição ou configuração, temos um total de 3 câmaras traseiras. Por conseguinte, este aspecto primordial - qualidade fotográfica - deverá sair reforçado na nova geração de terminais.

Na prática temos aqui um sensor primário de 40MP com abertura focal de f/1.8 com lente grande angular. Este é o mesmo sensor que já conhecemos do Huawei P20 Pro se bem que agora a lente é uma grande angular equivalente a 27mm.

Em segundo lugar temos o sensor de 20MP. Este agora com um lente super grande angular (equivalente a 16mm) e abertura focal de f/2.2. Esta é uma das principais novidades no departamento fotográfico, algo que aqui demos a conhecer em pormenor.

Em terceiro lugar temos o terceiro sensor, aqui também com um zoom ótico de 3 vezes e um sensor de 8MP de resolução. Já a nível de abertura focal temos aqui f/2.4 e uma lente equivalente a 80mm.

Em suma, temos um novo alinhamento de câmaras que dá agora mais ênfase à envolveria da foto em si e não tanto no zoom. Temos também a tecnologia “Light Fusion” para melhor desempenho e resultados com pouca luz.

Já na parte frontal temos uma câmara de 24MP de resolução com uma abertura focal de f/2.0. Algo que nos deverá proporcionar selfies impecável, independentemente das condições de luz.

Bateria de 4200mAh neste terminal com Android Pie

Algo a que esta série de produtos já nos habituou foi a sua autonomia de bateria e neste quesito já aqui expressei a minha opinião. Ainda assim, com 4200mAh de capacidade, carregamento rápido e carregamento sem-fios reversível, diria que estamos muito bem servidos.

Neste sentido a marca afirma que será possível carregar de 0% até 70% em apenas 30 minutos. Isto graças à sua nova tecnologia de carregamento rápido. Em suma, contamos com melhorias palpáveis neste ponto.

E por último...

Temos aqui certificação IP68 no Huawei Mate 20 Pro. Por conseguinte o terminal é resistente à poeira bem como a imersão continua em profundidades de até 1.5 metros. Podemos ainda referir a conectividade NFC, Bluetooth 5.0, conexão WLAN Gigabit de banda dupla, entre outras.

Resta uma única questão, merecerá este topo de gama com Android Pie a etiqueta de 1049€ em Portugal? Veja-se esta opinião do nosso Filipe Alves.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Mate 20 é oficial – Notch reduzida e uma fantástica construção

Huawei Mate 20 Pro revelado de forma oficial – Eis o que precisas de saber

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.