Huawei adotará a aplicação de mensagens da Google nos seus Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Google Huawei mensagens aplicação Android
A tecnológica chinesa utilizará mais serviços nativos da Google

A Huawei vai integrar a aplicação de mensagens da Google no seu portfólio de smartphones Android. O acordo foi celebrado no início desta semana e á agora comunicado pela própria tecnológica chinesa. A marca quer simplificar a experiência de utilização dos seus dispositivos Android.

As mudanças começarão a surgir já em 2018. Os próximos dispositivos Android da Huawei passarão a incorporar nativamente a aplicação de mensagens da Google. A acção tem como objectivo suportar a plataforma Jibe RCS que agora pertencente à tecnológica norte-americana. Será também uma forma de conceder às operadoras a possibilidade de adotar os serviços de cloud e de agregação de serviços de comunicação proporcionados pela Jibe.

Vê ainda: Facebook vai simplificar o Messenger já em 2018

Para além disso, e talvez o mais pungente para o utilizador é a vontade demonstrada pela Huawei em atualizar os seus dispositivos Android com um serviço de mensagens mais versátil. Do ponto de vista do consumidor, esta parceria entre a Huawei e e Google resultará na substituição da aplicação nativa de mensagens pela aplicação da Google.

Huawei adota a aplicação Mensagens Android da Google

Em breve, os smartphones e equipamentos Android da Huawei começarão a utilizar esta aplicação da Google para mensagens SMS e demais comunicações associadas. Note-e que apesar de a aplicação de mensagens Android passar a vir pré-instalada nos dispositivos Huawei obviamente não impedirá ninguém de utilizar qualquer outra aplicação. Tal é a natureza aberta do sistema operativo e de todo o seu ecossistema.

Esta parceria / colaboração entre as duas empresas será a longo prazo e resultará numa gradual simplificação da experiência de utilização dos smartphones Android da Huawei. A partir de agora, todos os seus novos lançamentos como o P20, trarão alguma versão da aplicação Mensagens Android.

Os dispositivos existentes da Huawei, caso ainda recebam atualizações oficiais, terão direito às novidades. Estas estarão incluídas numa próxima atualização que lhes chegará via OTA (over the air). Chegarão num futuro próximo.

A tecnológica chinesa disse que a integração da aplicação Mensagens Android começaria nos próximos meses mas não forneceu mais qualquer detalhe. Algo que nos deixa convencidos que a distribuição começará na segunda metade do ano.

Android Google aplicação Huawei P11 Huawei P20 mensagens
Depois de ter apresentado os Mate 10, a tecnológica chinesa poderá surpreender-nos em 2018 com o P20

Esta implementação dos serviços da Google nos dispositivos Android da Huawei irá além da aplicação de mensagens. Essa será a primeira etapa, em seguida teremos as conversas em grupo. Gradualmente todas as capacidades da plataforma de comunicações RCS da Jibe chegarão ao portfólio de equipamentos da chinesa. No futuro, caso queiras fazer uma video-chamada terás a Google Duo à tua disposição, a título de exemplo.

Huawei simplificará gradualmente a sua EMUI

Em última análise, a decisão da Huawei em adoptar a aplicação Mensagens Android da Google parece fazer parte de uma iniciativa maior. Uma autêntica empreitada de simplificação dos seus dispositivos. Uma forma de os tornar mais apelativos para o consumidor ocidental.

Estamos habituados a um certo tipo de experiência de utilização do sistema operativo Android. ROM's de marcas como a Huawei com a sua EMUI ou da Xiaomi com a sua MIUI são o extremo oposto daquilo que e grande maioria dos europeus ou americanos procura. A Huawei parece finalmente ter finalmente chegado a esta conclusão

E tu, como interpretas esta notícia? Com bons olhos ou preferes as aplicações da própria marca?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670 tem uma performance idêntica ao OnePlus 3

Huawei P20 não deverá ser apresentado no MWC 2018

Samsung lucra mais com o iPhone X do que com o Samsung Galaxy S8

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.