Huawei P20 MWC 2018 Huawei crescer smartphones Android
A marca usufruiu de uma crescente popularidade em Portugal. Tendência que se verifica em toda a Europa ©reuters

Esta é a melhor e a pior altura para ser um fã de novas tecnologias. É uma época entusiasmante e ao mesmo tempo desgastante para qualquer repórter e blogger de tecnologia. Sobretudo quando a massificação dos leaks (fuga de informação) se torna generalizada, acompanhar tudo o que é escrito, dito ou sugerido não é tarefa fácil. Em breve chegará o Huawei P20. Contudo, o novo topo de gama não deverá ser apresentado no MWC 2018.

Por MWC 2018 entenda-se o Mobile World Congress, um certame tecnológico que reúne todas as grandes marcas em Barcelona. É celebrado anualmente na cidade catalã e tem sido palco de vários anúncios nos últimos anos. Desde o Xiaomi Mi 5 em 2016 até aos sucessivos Samsung Galaxy. Contudo, a Huawei deverá abdicar deste palco para o seu próximo grande lançamento.

Vê ainda: Samsung lucra mais com o iPhone X do que com o Samsung Galaxy S8

Todos os dias escrevemos sobre alguma nova fuga de informação. Um novo componente, um novo vídeo, imagem ou render sobre um futuro lançamento de X marca. É preciso uma boa dose de dedicação para não mandar isto tudo dar uma volta e continuar a trazer-vos as notícias em primeira mão.

Huawei P20 não chegará no MWC 2018?

Agora, olhando para os próximos lançamentos da tecnológica chinesa Huawei, teremos um novo Huawei P20 (e possivelmente um Huawei P20 Pro e P20 Lite). Ambos os dispositivos têm vindo a ser debatidos e alvo de algumas fugas de informação na Weibo, a rede social chinesa. Aí, já vimos alguns esquemas e possíveis designs para o próximo smartphone topo de gama desta empresa chinesa.

Note-se que até à sua apresentação oficial tudo poderá mudar e a única certeza é que não podemos ter certezas sobre nada. Ainda que certos aspectos, características e datas sejam previsíveis, é completamente insensato dar um dado como adquirido ou certo. Agora, tal como nos conta a Forbes, o Huawei P20 deverá abdicar do MWC 2018.

Somos atualmente “brindados” por duas grandes fases de lançamentos. Uma na primeira metade do ano, normalmente no MWC e outra na segunda metade, normalmente a partir da IFA Berlim. Isto significa que nunca temos tempo para descansar. Em dezembro preparam-se os lançamentos da CES 2018. Em agosto preparam-se os lançamentos da IFA Berlim. Algo que nos agarra literalmente à cadeira. Sem me queixar, eu gosto do que faço mas também gosto de dar a conhecer um pouco do que fazemos.

Agora, voltando as nossas atenções para o MWC 2018 e para o Huawei P20, este dispositivo surgirá depois do falhanço das negociações entre as operadoras norte-americanas e a marca. Aqui, o Huawei Mate 10 não será distribuído através da AT&T após pressões políticas terem feito esta operadora recuar do negócio.

Será este o Huawei Mate 10 Pro?

Huawei P20 Pro MWC 2018 Android
Esquema do suposto P20 Pro que tem circulado na Weibo

Note-se ainda que o mercado norte-americano é amplamente dominado pelas vendas através das operadoras com cerca de 80 a 90% de todos os smartphones a chegarem ao público através destes canais de distribuição. Foi uma derrota estratégica para a terceira maior construtora mundial de dispositivos móveis.

Este Huawei P20, segundo nos conta o famoso leakster Evan Blass, já há mais de um mês, poderá ser apresentado com um total de três câmaras na sua traseira. Poderá, se os rumores estiverem certos, criar umas fotografias com resolução máxima de 40MP. Mais ainda e segundo a gsmarena, teremos uma “monocelha” ou notch semelhante à do Apple iPhone X. Rumor que é apoiado pela XDA Developers.

Confesso que estava à espera que este Huawei P20 fosse apresentado no MWC 2018. Todavia, depois de ver a LG a praticamente confirmar que não apresentará aí o seu G7, já começa a ser bem claro que também a Huawei seguirá este exemplo. Desta forma, para além dos novos Sony Xperia, os Samsung Galaxy S9 serão a grande estrela do evento.

Porque é que o Huawei P20 não será apresentado no MWC 2018

Voltando ao relato da Forbes, esta cita fontes muito próximas da matéria que terão confirmado que o Huawei P20 (sim, não teremos um P11), não será apresentado no MWC 2018. Em vez disso, o dispositivo topo de gama deverá ser apresentado mais tarde, num evento próprio, possivelmente em finais de março.

A decisão, segundo as mesmas fontes, é meramente estratégica. A Huawei está bastante orgulhosa do seu Mate 10 e quer dar-lhe mais tempo para brilhar. Isto antes que os Huawei P20 sejam apresentados e roubem todas as atenções. Estes planos terão sido feitos tendo em conta a distribuição do Mate 10 pelas operadoras norte-americanas. Algo que não se veio a concretizar.

Para quem estava à espera de um Huawei P20 no MWC 2018 isto pode ser um pouco desapontante. Sobretudo em Portugal, país onde esta marca trinchou para si uma boa quota de mercado. Será uma MWC 2018 mais “pobre”. Teremos o próximo topo de gama da Xiaomi. Os próximos dispositivos Sony. Todavia, para além dos Samsung Galaxy S9, as estrelas serão poucas.

E tu, estavas à espera deste novo topo de gama já no MWC 2018?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Honor 9 Lite já chegou ao 2º maior mercado mundial

Android – Meizu M6S já é oficial com processador Exynos

Xiaomi Redmi 5 e Xiaomi Redmi 5 Plus chegam à Europa já em fevereiro

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).