Huawei MateBook X Pro: portabilidade aliada ao desempenho

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei escolheu o palco da IFA para apresentar o seu novo portátil MateBook X Pro que está recheado com a mais recente tecnologia.

Com um peso inferior a 1,3 Kg e um processador Intel Core i7 de 12º geração, o novo modelo alia portabilidade ao desempenho, além de um design diferente do habitual neste segmento.

Huawei MateBook X Pro chega a Portugal a 15 de setembro com uma oferta especial

Huawei Matebook X Pro
Os novos equipamentos da Huawei apresentados na IFA: portátil Huawei MateBook X Pro e a série de smartphones Nova 10

Na feira de tecnologia IFA, a Huawei apresentou uma mão-cheia de novidades, das quais se destaca o novo portátil premium MateBook X Pro. A 4G News foi convidada a conhecê-lo “pessoalmente” e dá-te agora todos os pormenores do modelo que chega a Portugal a 15 de setembro por um custo de 2.199 euros, com oferta dos auscultadores FreeBuds Lipstick (num valor de 249,90 euros), numa fase inicial.

Posicionado no segmento premium, o novo MateBook X Pro está equipado com processador Intel Core i7 de 12ª geração, 16 GB de memória RAM LPDDR5 e SSD de até 1 TB de capacidade. A marca irá também disponibilizar um outro modelo equipado com processador Intel Core i5, mas apenas em alguns mercados selecionados, nos quais Portugal não está incluído.

O novo MateBook X conta com Iris Xe Graphics e com o sistema de refrigeração Dual Shark Fin agora otimizado que veio aumentar em cerca de 60% o volume de entrada de ar, melhorando significativamente a dissipação do calor.

O modelo integra também a tecnologia SuperTurbo, proprietária da marca, que segundo a Huawei “faz um aproveitamento do hardware para direcionar os recursos para a tarefa em execução ou, em alternativa, para a forma de utilização habitual do equipamento, reajustando não só a frequência dos núcleos, como também o consumo de energia”.

Novo design emoldura ecrã FullView

Huawei Matebook X Pro
Crédito@Huawei

Com o MateBook X Pro, a Huawei apostou também num design novo e diferenciador. O corpo metálico apresenta um revestimento aveludado que vem substituir as habituais ligas de alumínio, presentes nos portáteis.

O modelo tem também um revestimento por “oxidação de micro-arco” que não só o torna resistente ao desgaste como lhe confere uma sensação agradável ao toque.

É este design distinto que serve de moldura ao ecrã FullView tátil de 14,2 polegadas que fornece uma resolução 3,1K e uma taxa de atualização de 90 Hz. O ecrã obteve a certificação TÜV Rheinland Eye Comfort 3.0 que garante o conforto ocular do utilizador, além de reduzir em 60% a reflexão de luz para uma melhor experiência de visualização.

MateBook X Pro chega com carregador de 90 watts

Tratando-se de um computador portátil dois dos seus requisitos cruciais serão sempre a autonomia da bateria e o tempo de carregamento necessário. De acordo com a Huawei, o MateBook X Pro fornece de até nove horas de autonomia, sendo que esta baixa para as seis horas com o refresh rate.

O modelo traz consigo um carregador de 90 watts, com um design prático e muito fácil de transportar, graças ao seu design de carregador de smartphone.

Ainda segundo a marca, o novo portátil leva apenas 30 minutos para carregar a bateria dos 0 aos 58%.

Trackpad “infinito” do Huawei MateBook X Pro reconhece gestos para atalhos

Huawei Matebook X Pro
Crédito@Huawei

Outra das novidades do portátil X Pro é o seu trackpad “infinito” com uma área maior para navegação que se estende até à extremidade do equipamento, ao “estilo” das piscinas infinitas.

Este trackpad está equipado com feedback Haptic, suportando de até oito gestos para efetuar algumas operações, como por exemplo fechar ou minimizar janelas, ajustar o brilho do ecrã, volume de som, capturas de ecrãs, entre outras operações.

Mas há melhor: este portátil Huawei reconhece também gestos aéreos para fazer deslizar, para cima e para baixo, os conteúdos visualizados no ecrã. Para isso, basta colocar a mão em posição em frente ao ecrã e deslizá-la para cima ou para baixo, conforme o pretendido.

De resto, o novo MateBook X Pro conecta-se a qualquer outro equipamento Huawei (smartphones, tablets ou monitores), através da funcionalidade Super Dispositivo para uma colaboração rápida e eficiente.

Chega às prateleiras das lojas portuguesas no próximo dia 15 de setembro por um custo de 2.199 euros, com a oferta dos auscultadores FreeBuds Lipstick (num valor de 249,90 euros), na fase inicial de venda.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt